curso “Mulheres e Feminismos na Arte Contemporânea”

NOVO curso pronto para começarmos em 12 de setembro!

Mais uma vez com muita empolgação, ainda mais pelo fato de iniciar uma parceria com Simone Rodrigues, convido vocês para as aulas teórico-práticas do curso Mulheres e Feminismos na Arte Contemporânea, no Ateliê Oriente.

Investimento: R$ 900

Formas de pagamento:

– Cartão de crédito (em até 10x com juros)

– Boleto bancário

– Débito online

Detalhamento do curso:

Curso teórico-prático que aborda a história da arte ligada aos movimentos feministas e a atualidade da produção e participação das mulheres nos sistemas de arte nacional e internacional. Serão apresentadas e discutidas obras de artistas visuais – performances, vídeos, fotografias, trabalhos conceituais, intervenções em espeço público etc. – que desde os anos 1960 até hoje vêm incorporando as críticas feministas e problematizando questões relacionadas à identidade, a gênero, às relações de sabe-poder e aos papéis sociais. O programa do curso vai enfatizar as relações entre arte e ativismo, isto é, os vínculos entre estética, ética e política, incluindo os desdobramentos Queer recentes.
Paralelamente, as(os) participantes serão estimulados e orientados a desenvolver seus projetos pessoais e/ou coletivos. Serão propostos exercícios de produção e de análise dos trabalhos em andamento com o objetivo de buscar operações e articulações consistentes dos aspectos formais e conceituais, vivenciando processos em que a experimentação de linguagem seja indissociável do conteúdo crítico.

Amigas e amigos queridos, professoras e professores, alunas e alunos,

Agradeço muitíssimo se puderem ajudar na divulgação.

Forte abraço e até lá!

Roberta Barros

Mais informações:

* Roberta Barros – Artista visual, pesquisadora e professora. Mestre e doutora em Artes Visuais pela EBA-UFRJ. Autora do livro Elogio ao Toque: ou como falar de arte feminista à brasileira, fruto de pesquisa vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses. Em 2016, foi responsável pela organização de conteúdo e curadoria do evento Diálogos sobre o feminino: contextos brasileiros nas artes (visuais), realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

*Simone Rodrigues – Artista visual, historiadora e curadora independente. Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio), diretora na NAU Editora e professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Trabalha há mais de 20 anos com projetos que articulam educação, produção e mostras de arte e fotografia. Realizou pesquisa e curadoria da exposição A pintura em Pânico – fotomontagens de Jorge de Lima (2010). É autora do projeto Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome, com retratos e histórias de casais LGBTQI.
Publicado por em 4 de setembro de 2017.