Guto Nóbrega

Professor Permanente
Doutor, 2009, University of Plymouth

Guto Nóbrega

Carlos A. M. da Nóbrega (Guto Nóbrega) é Doutor (2009) pelo Planetary Collegium (CAiiA-STAR), sediado na School of Art and Media, University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos de bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas. Este estudo traz como resultado um intervenção prático-teórica no campo da arte com foco nas idéias de interatividade, telemática, teorias de campo e nas recentes pesquisas em biofotônica. Os trabalhos de Guto Nóbrega tem sido apresentados internacionalmente em conferências e exposições tais como: Arizona College of Fine Arts -Arizona US, ISEA Singapore, University of Quebec in Montreal s Coeur des Sciences, University of Applied Arts Vienna, Sala Parpalló – Valência Spain, LABoral – Centro de Arte y Creación Industrial, Gijon Spain, Facultad de Ciencias Sociais y Comunicación Universidad del País Vasco – Bilbao Spain, International Institute Of Biophysics Neuss Germany, Roland Levinsky Building, University of Plymouth UK, Art Centre Plymouth UK, Barbican Theatre Plymouth UK, Cornerhouse – Manchester UK. Seus textos tem sido publicados largamente em journals e livros. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde é professor e leciona desde 1995.

Palavras-chave: , , , , , , ,

Telemática; robótica; baixa tecnologia de ponta; hibridações; bio-comunicação com vista à criação de interfaces e pesquisa de processos orgânicos naturais e artificiais para elaboração de experimentos estéticos.

NANO / Núcleo de Artes e Novos Organismos líder de pesquisa

Hibridações Experimentais em Arte e Tecnologia líder de pesquisa