Ana Cavalcanti

Professor Permanente
Pós-doutorado 2014 Institut national d'histoire de l'art, Paris, França
Doutora em História da Arte, 1999, Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Orientadora de Mestrado e Doutorado.

Ana Cavalcanti

Ana Maria Tavares Cavalcanti é mestra (1995) e doutora (1999) em História da Arte pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Realizou Pós-doutorado no Institut national d’histoire de l’art, Paris (2013-2014). Desde 2006 é professora de História da arte na Escola de Belas Artes da UFRJ, atuando na Graduação e na Pós-graduação. Suas pesquisas abordam as relações entre arte brasileira e europeia no século XIX e início do XX.

Site: http://www.eba.ufrj.br/ppgav/anacanti/
E-mail: anacanti@ufrj.br

Palavras-chave: , , , ,

História da arte brasileira do século XIX e início do XX – pintores brasileiros; os Prêmios de Viagem à Europa (AIBA e ENBA); a crítica de arte no Brasil e na França do século XIX; história dos salões de arte - as exposições de arte no Brasil do século XIX / início do século XX; as relações artísticas entre Brasil e França no século XIX; estudo do acervo do museu D. João VI EBA/UFRJ.

MODOS – História da arte: modos de ver, exibir e compreender colaborador
Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX líder de pesquisa

Entre o Brasil e a Europa: artistas brasileiros na segunda metade do século XIX e início do XX líder de pesquisa
Produção, circulação e recepção da arte entre Brasil e Europa (séculos XIX e XX) líder de pesquisa