Angela Ancora da Luz

Professor Permanente
Doutora, 1999, UFRJ

Professora do Programa de Pós Graduação da ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFRJ. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – abca. Pertence a Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA, ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro – IHGRj, ocupando a cadeira 12, benemérita de Benevenuto Berna e ao Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA. Diretora da EBA/UFRJ de 2002 a 2010. Mestrado em Filosofia IFCS/UFRJ; Doutorado em História, IFCS/UFRJ. Vários livros publicados, entre os quais Uma breve história dos salões de arte – da Europa ao Brasil, 2005. RJ. Caligrama pelo qual recebeu o Prêmio Sergio Milliet da abca/2006; Várias curadorias de exposições e publicações. Prêmio Gonzaga Duque pela abca/2012 por sua atuação em 2011. Eleita para ocupar a cadeira 19 de Victor Brecheret pela Academia Brasileira de Arte/ 2013. Membro da Comissão Científica Editorial da revista Convocarte – da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Palavras-chave: , ,

Arte Moderna e Contemporânea. Arte Brasileira. Teoria e Crítica da Arte.

Os vários expressionistas da arte moderna no Brasil observados nas salas especiais da Bienal de São Paulo durante os anos 50 – UFRJ líder de pesquisa

Investigando os Salões de Arte Moderna nas Bienais Paulistas líder de pesquisa
Pesquisa sobre o Salão de Arte Moderna líder de pesquisa