Cybele Vidal

Professor Colaborador
Pós-doutor, 2011, Universidade do Porto, Portugal
Orientador de doutorado

Possui Doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / IFCS (2001), com tese sobre o ensino artístico na Academia Imperial das Belas Artes / R.J. É atualmente Professor Associado da Escola de Belas Artes/UFRJ. Pesquisa : século XIX no Brasil / Academia / ensino acadêmico ( Mestrado e Doutorado) . Arte Luso-Brasileira, Grupo de Pesquisa Universidade do Porto, artistas e artífices e a produção artística no Brasil colonial.É membro do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade – Portugal) e atua no Grupo de Pesquisa da Arte Luso-Brasileira coordenado pela Prof. Natália Marinho, da Universidade do Porto. É Coordenadora do Convênio entre a UFRJ e a Universidade do Porto / CEPESE. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, do Grupo de Estudos Luso-Brasileiro de História da Arte; do CEPESE ( Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade). Atua na Graduação e Pós-Graduação da Escola de Belas Artes. É atualmente Diretora Adjunta de Pós-Graduação da Escola De Belas Artes/UFRJ.

Palavras-chave: , , , ,

Arte luso-brasileira nos séculos XVII e XVIII: arquitetura, escultura, pintura e decoração: o legado das ordens primeiras, a complexidade do papel das ordens terceiras e seu legado no Brasil; a produção artística no Rio de Janeiro no século XIX: influências e manifestações (arte “oficial” e arte “independente”); o ensino artístico no século XIX no Brasil.

Azulejos Coloniais na cidade do Rio de Janeiro

O exercício do olhar. A coleção de pintura de paisagem do acervo do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes. líder de pesquisa