Marize Malta

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 1986, Universidade Santa Úrsula
Orientadora de Mestrado e Doutorado

Marize Malta

Marize Malta é professora de história da arte/ artes decorativas/ ambiências interiores na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Arquitetura (USU), mestre em História da Arte (EBA-UFRJ) e doutora em História (UFF). Seu domínio de investigação é em história da arte, artes decorativas, ambiências, coleções e modos de exibição.

E-mail: marizemalta@eba.ufrj.br

Palavras-chave: , , , , , , , , ,

Arte, cultura visual e material no século XIX e início do XX - construção de sentidos e o lugar da obra; modos de exibição; intertextualidade; condição decorativa; objetos de arte decorativa; objetos do mal; formação do artista-decorador; colecionismo - coleções de arte/arte decorativa no século XIX e início do XX; coleção Jerônimo Ferreira das Neves do Museu D. João VI da EBA/UFRJ; arte doméstica e ambientes interiores e/ou domésticos na arte (XIX/XX); museus didáticos, de colecionadores e museus-casa.

MODOS – História da arte: modos de ver, exibir e compreender líder de pesquisa
Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX líder de pesquisa

Imagem, objeto e lugar: transitoriedade e coleções em museus do Rio de Janeiro líder de pesquisa

Produção Bibliográfica