Sonia Gomes Pereira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A
Orientadora de doutorado

Sonia Gomes Pereira

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1967), mestrado em História da Arte na University of Pennsylvania (1976) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado no Laboratoire du Patrimoine Français/CNRS em Paris (2000). É professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira do século XIX, academia, ensino artístico, Rio de Janeiro, cidade e urbanismo.

Palavras-chave: , , , ,

História da arte brasileira do XIX e início do XX, especialmente pintura e escultura; estudo do acervo do museu D. João VI da EBA/UFRJ - a formação das coleções didática e Ferreira das Neves do museu D. João VI; historiografia da arte no Brasil.

Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX colaborador

A formação do artista na Academia Imperial de Belas Artes / Escola Nacional de Belas Artes. líder de pesquisa

Produção Bibliográfica

A Academia de Belas Artes e a historiografia da arte no Brasil autor