Amaury Fernandes

Pós-Doutor, 2012, Universidad Nacional de Quilmes - Argentina

Amaury Fernandes

Designer (EBA/UFRJ 1986), Mestre em História da Arte (PPGAV/EBA/UFRJ 2001) e Doutor em Ciências Sociais (PPCIS/IFCS/UERJ 2008), Pós-Doutorando do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ 2010). Professor Adjunto do Setor de Linguagens Gráficas do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Professor da linha de pesquisa de Imagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas (NELGraf/ECO/UFRJ). Autor do livro “Fundamentos de produção gráfica para quem não é produtor gráfico”. Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação Social e Design, e atuação docente em Direção de Arte, Produção Gráfica, Semiologia e Estudos da Imagem e da Cultura.

Palavras-chave: , , ,

As imagens impressas na cultura de massa; etnografia e sociologia da imagem gráfica; biografias de artistas gráficos; especialmente após 1950.

Semiótica da imagem e das representações culturais colaborador
Imagem e Cultura colaborador

Imaginário Postal: representações da cultura nacional nos selos brasileiros (1960-2000) líder de pesquisa
Os moedeiros: a última guilda líder de pesquisa