Helenise Guimarães

Professor Permanente
Doutorado em Artes Visuais, 2006, PPGAV/UFRJ
Orientadora de mestrado e doutorado.

Helenise Guimarães

Possui graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) , Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Artes Visuais (2006) PPGAV/EBA/UFRJ. Professora Assistente I do departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ, lecionando na graduação disciplinas de Historia da Arte e Antropologia da Arte . Coordena pesquisa na UFRJ com ênfase na temática do Carnaval e Cultura popular. Leciona e é orientadora na Pós-graduação de Artes Visuais PPGAV, na Linha Imagem e Cultura – campos de interesse: história cultural, antropologia da arte, politicas publicas, historiografia,carnaval, carnaval carioca, cultura popular, teoria do espetaculo e artes cenicas .Ocupou o cargo de Vice-diretora da Escola de Belas Artes/UFRJ, no periodo de 2010 a 2013.A partir de dezembro de 2010 foi nomeada avaliadora de cursos pelo INEP/MEC. É lider do Nucleo de Estudos Carnavalescos e Festas – NesCaFe (CNPQ),onde desenvolve pesquisa sobre Cultura Popular, Carnaval, Festas Urbanas, Turismo Cultural, Politicas Culturais, e Patrimonio Historico. É historiadora e pesquisadora de enredo para desfile do G.R.E.S. Academicos do Grande Rio/Caxias/RJ.

E-mail: heleng46@gmail.com

Palavras-chave: , , , ,

Carnaval; cultura popular; políticas públicas; turismo cultural; artes visuais; análise da imagem; história oral.

NESCAFÉ – Nucleo de Pesquisa Estudos Carnavalescos e festividades líder de pesquisa

Festival do Vale do Cafe do Rio de janeiro: O Cortejo das Tradições e os dialogos entre festa e espetáculo urbano. líder de pesquisa