Maria Cristina Volpi

Pós-doutor, 2009, UFRJ
Orientadora de doutorado.

Maria Cristina Volpi

Possui graduação em Artes Cênicas – Cenografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Fez estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós- graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: arte e cultura material, aparência, figurino e vestuário.

Palavras-chave: , , ,

História e historiografia das formas vestimentares e da cultura das aparências nos séculos XIX e XX, no Brasil; estudo das fontes geradas pelos sistemas vestimentares e seus agentes (imagens e objetos); organização de acervo de trajes e objetos [Centro de Referência Têxtil/Vestuário]; objetos pessoais na coleção Ferreira das Neves; as interfaces entre arte e os movimentos de moda e de aparência; as relações entre vestuário, aparência, gênero e identidade numa perspectiva histórica.

NIO / Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto líder de pesquisa

A natureza como ornamento: exotismo e a moda burguesa do uso de penas, pássaros e insetos nos oitocentos. líder de pesquisa
Centro de Referência Têxtil/Vestuário líder de pesquisa
Origens dos estudos da indumentária e da moda no Brasil líder de pesquisa