Tadeu Capistrano

Representante de Linha
Doutor, 2007, UERJ

Tadeu Capistrano é professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UfRJ). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio do CNPq e da Universidade de Columbia, em Nova York, onde foi Visiting Scholar durante o ano de 2006. Realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, com o apoio da CAPES, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se bacharelou em Cinema e Audiovisual, após obter licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de estudos da imagem, principalmente nos seguintes temas: artes visuais, estética, cinema e vídeo, indústria cultural, modernização da percepção, aparelhos ópticos, dispositivos de imersão e novas tecnologias da imagem.

Palavras-chave: , , , , ,

Estética e filosofia da imagem; cinema e arte contemporânea; imagem e poder.

ATOTALIDADE colaborador

Arte, visualidade e história: questões metodológicas
Arte, imagem e poder: genealogias líder de pesquisa