Giselle Ruiz

Doutora, 2010, UNIRIO (vinculada ao PPGAV até 2014/1)
Bolsista PRODOC/CAPES pós-doutoranda

Giselle Ruiz

Possui graduação em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), especialização em dança no American Ballet Theatre de Nova York (1980) e pós-graduação strictu sensu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Mestrado em Teatro (2005) e Doutorado em Artes Cênicas (2010). Realizou Estágio PDEE-CAPES como pesquisadora visitante no Departamento de Performance Studies da New York University (2008), tendo como orientadora no exterior a diretora do Instituto Hemisférico de Performance e Política nas Américas, Professora Diana Taylor. De volta ao Brasil, obteve em 2009 a Bolsa Nota 10 da FAPERJ, concluindo a tese “Arte/Cultura em momento de trânsito: o MAM/RJ na década de 1970”, sob orientação da Professora Doutora Beatriz Resende. Foi contemplada com a Bolsa PRODOC/CAPES 2010 junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, onde é professora colaboradora. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Artes do Movimento (UniRio/CNPq), participando da organização de eventos e seleção editorial; e NEPAC (UFRJ/ CNPq). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e Tradução.

Palavras-chave: , , , , ,

Artes visuais e artes cênicas; experiência, corpo, espaço e recepção; dança contemporânea; performance.

NEPAC colaborador

Laboratório CORPO: Série de oficinas e atividades de extensão como parte integrante da pesquisa PRODOC/CAPES líder de pesquisa
A presença do corpo como elemento aglutinador, de intercessão e diálogo entre Artes Cênicas e Artes Visuais líder de pesquisa