Rafael Bteshe

Docente do Ensino Médio e Fundamental, 2009, UCM
Bacharel em Pintura, 2008, UFRJ

Rafael Bteshe

Doutorando em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formado em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atuou como Professor Substituto de Análise da Composição, Teoria da Pintura e Metodologia da Pesquisa da Escola de Belas Artes da UFRJ de 2014 a 2016 e como Professor Substituto de Pintura I e Pintura II na Escola de Belas Artes da UFRJ de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pintura.

A presente pesquisa de doutorado, iniciada em 2015/2, tem como objeto de estudo os escritos dos artistas da primeira metade do século XX sobre a composição pictórica. Nesse período houve um crescente interesse pelo estudo teórico do significado advindo da organização das formas em um espaço previamente definido, interesse existente tanto em artistas abstratos quanto figurativos. Tais estudos estavam, em parte, ligados ao que posteriormente ficou conhecido como teoria formalista, que desde o século XIX já se pronunciava.

Artigos, participação em Seminários e ou Ciclos de Palestras:

BTESHE, Rafael. O painel da Caixa de Bandeira de Mello: breve estudo sobre a composição pictórica. In: Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ, n° 29, pp. 68-75. 2015.

BTESHE, Rafael. A paisagem na obra de Bandeira de Mello: relação entre o universo e o homem. In: Revista Leituras Paisagísticas: teoria e práxis, Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ, n° 6, pp. 97-116. 2015.

BTESHE, Rafael. “Os manuscritos de Marques Júnior”. In: VII Seminário do Museu D. João e VI/ V Colóquio de Estudos dobre a Arte Brasileira do Século XX: Modelos na Arte/ 200 anos da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.

BTESHE, Rafael. “Os Vazios na Arte”. In: XX Encontro dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado nos dias 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro de 2015, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.

BTESHE, Rafael. “Retrato de Luca Pacioli: a matemática e a pintura no Renascimento”. In: Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado no dia 07 de dezembro de 2015, na Escola de Belas Artes, Rio de Janeiro.

Comissão Organizadora do VII Seminário do Museu D. João VI/ V Colóquio de Estudos dobre a Arte Brasileira do Século XX: Modelos na Arte/ 200 anos da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, no Museu Nacional de Belas Artes

Palavras-chave: , , ,

Formalismo figurativo da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX.