Carolina Morgado Pereira

Formada em Artes Cênicas – Hab. Indumentária pela UFRJ.
Formada no curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiqt.

Carolina Morgado Pereira

Biografia: Docente do Curso Técnico Pós-médio de Produção de Moda da FAETEC. Doutoranda no curso de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ.Mestre em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ. Graduada em Artes Cênicas – Hab. Indumentária pela UFRJ. Graduada no curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiqt. Experiência na área de docência, pesquisa e desenvolvimento de produto de moda e figurino.

CALEIDOSCÓPIO TROPICAL: Um estudo sobre os trajes dos cantores tropicalistas e sua poética vestimentar

Resumo:
A intenção desta pesquisa é analisar a continuidade e as rupturas nos diálogos travados na moda e na arte dos anos 60, principalmente na manifestação cultural tropicalista. A proposta deste trabalho é identificar de que forma aspectos estéticos dessa manifestação cultural influenciaram a forma e o conteúdo das roupas, bem como compreender e estudar o vestuário como um elemento que conforma e forma a estética cotidiana do vestir e que, portanto, está imerso nos valores sensíveis de seu contexto. Tais objetivos se realizarão através da análise das roupas utilizadas dos artistas do movimento.
As fontes utilizadas para esta pesquisa foram os vídeos dos festivais de música televisionados, tanto da TV Tupi quanto da TV Record e o programa tropicalista intitulado Divino Maravilhoso, na extinta TV Tupi de São Paulo. Além dos vídeos destes festivais e programas de TV, as fotografias nos periódicos, também foram fontes para este trabalho, estes por demonstrarem o pensamento e o comportamento dos jovens artistas brasileiros envolvidos com o Tropicalismo
Para concluir, será feito um estudo comparativo entre o material coletado, resultando na identificação das relações entre o tropicalismo e a sua influência no vestuário utilizado no mesmo período pelos jovens artistas. Primeiramente, os trajes serão analisados para que, finalmente, seja verificado se ocorreu um diálogo entre a manifestação cultural e a moda no vestuário.

Orientadora: Maria Cristina Volpi

Palavras-chave: , ,

As relações entre o vestuário na moda e a arte; As mudanças comportamentais relacionadas aos trajes e seus padrões vestimentares. Os acervos de moda: aquisição, catalogação, acondicionamento e guarda dos trajes.

NIO / Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto