Renata Santini

Integrantes
Mestrado em Artes Visuais (UFSM, 2010)
Especialização em Educação Ambiental (UFSM, 2006)
Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2006)
Bacharelado em Desenho e Plástica (UFSM, 2003)
Acesse o currículo Lattes

Renata Santini


Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na linha de pesquisa Arte e Visualidade. Especialista em Educação Ambiental, Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC/UFSM). Foi tutora na disciplina Tópicos de Educação Socioambiental no Curso de Especialização em Educação Ambiental do Programa de Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Maria (EaD), e monitora do Pólo Têxtil Ateliê de Serigrafia/Estamparia no curso de Desenho e Plástica Bacharelado. Sua produção está fundamentada nas questões referentes à História, Teoria e Crítica de Arte e no Ensino das Artes Visuais. Ministrou oficinas de Educação Ambiental em cursos de extensão pela UFSM: Projeto Rondon/2006 e Projeto Pequeno Cidadão/2007.

Produção vinculada ao PPGAV/UFRJ:

II)PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES DE ATIVIDADES DO PROGRAMA
Participa da Equipe Editorial da Revista Arte & Ensaios, participou como membro da Comissão Organizadora do XIX Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ.

III)PRODUÇÃO INTELECTUAL, TÉCNICA E ARTÍSTICA
Apresentou o trabalho Deslocamentos da (na) obra: articulações entre documentação e produção artística no XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Rio de Janeiro, 2013 ISSN – 2236-0719.
http://www.cbha.art.br/coloquios/2013/anais/clique_para_comecar.html

Participa de um projeto no ateliê de Carlos Vergara em que publicará textos no livro da exposição do artista no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que será inaugurada em dezembro de 2013. Previsão para publicação do livro: março 2014.

Projeto curatorial da exposição Travessias do Olhar, da fotógrafa e realizadora audiovisual Fran Rebelatto no Ecomuseu de Itaipu, Foz do Iguaçu, PR, inauguração prevista para 17 de dezembro de 2013.

 

Palavras-chave: , ,

Interesses de Pesquisa

Atualmente desenvolve pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nível de doutorado, referente ao estudo de documentações de artistas e temáticas usuais na arte contemporânea, partindo da pesquisa desenvolvida durante o mestrado.