Clara Habib de Salles Abreu

Integrantes
Bacharel em Artes, 2009, UFJF
Licenciada em Artes, 2009, UFJF
Mestranda em Artes, EBA/UFRJ
Acesse o currículo Lattes

Clara Habib de Salles Abreu


Principais publicações:

ABREU, C. H. S. . Fontes gravadas de algumas pinturas da Capela da Santíssima Trindade em Tiradentes. In: Pelas Vias da Dúvida – 2º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro., 2012, Rio de Janeiro, RJ.. Pelas Vias da Dúvida, 2012.

ABREU, C. H. S. . As Pinturas da Capela da Santíssima Trindade de Tiradentes e seus Modelos Gravados: Uma Análise Iconológica. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura: O Artista e a Sociedade, 2012, Juiz de Fora. Anais do II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC), 2012. v. Vol. I.

ABREU, C. H. S. . Fontes gravadas de algumas pinturas da Capela da Santíssima Trindade em Tiradentes. In: VII Encontro de História da Arte do Programa de Pós -Graduação do departamento de História. IFCH. UNICAMP, 2011, Campinas, SP.. Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011.

Participação em seminários e/ou ciclo de palestras:

Ciclo de Palestras do PPGAV, EBA, UFRJ. Participação na equipe de organização 2012/2013. (Outro).

II Encontro de Pesquisa em História da UFMG – EPHIS. Comunicação: Imitação e Cópia na Pintura Luso-Brasileira do Século XVIII. 2013. (Encontro).

IX Encontro de História da Arte: Circulação e transito de ideias e imagens na história da arte. Comunicação: A representação da Anunciação do Renascimento ao Barroco: Aspectos formais e iconográficos. 2013. (Encontro).

III Seminário do Museu D. João VI. Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia. Participação na equipe de organização do evento. 2012. (Seminário).

V Simpósio de Política e Cultura: Culturas Políticas e Práticas Sociais. Comunicação: As pinturas da Capela da Santíssima Trindade e seus modelos gravados. 2012. (Simpósio).

Pelas Vias da Dúvida – 2º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro. Comunicação: Fontes gravadas de algumas pinturas da Capela da Santíssima Trindade em Tiradentes. 2012. (Encontro).

II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura: O Artista e a Sociedade. Comunicação: As pinturas da Capela da Santíssima Trindade de Tiradentes e seus modelos gravados: uma análise iconológica.. 2012. (Outra).

Palavras-chave: , ,

Interesses de Pesquisa

Circulação de Conceitos e Imagens entre Europa e Brasil Colonial: A assimilação decorosa de modelos europeus nas pinturas da Capela da Santíssima Trindade. Resumo: Procura-se entender, utilizando como estudo de caso as pinturas da Capela da Santíssima Trindade em Tiradentes, como a “cópia” de modelos europeus pelos artífices do Brasil colonial contribuiu para o processo de assimilação das doutrinas artísticas – principalmente a doutrina do “decoro” – e da iconografia que circulavam entre Europa e colônia.