Janaina de Moura Ramalho Araujo Ayres

Mestre em Artes, 2009, PPGAV/UFRJ
Bacharelado em Pintura, 1998, EBA/UFRJ

Janaina de Moura Ramalho Araujo Ayres

Possui graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ (2009), pós-graduação (latu-sensu) em História da Arte Sacra na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2011) e, atualmente, cursa o doutorado em Artes Visuais, na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, pela EBA/UFRJ. Atuou como professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Geométrico e Perspectiva. É professora de Arquitetura Religiosa no Brasil – Revestimentos ornamentais: talha, pintura e azulejaria, no curso de pós-graduação (latu-sensu) em História da Arte Sacra na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. É membro do grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, vinculado a UFMG. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte colonial, pintura de perspectiva e geometria descritiva.

Principais publicações:
AYRES, J. M. R. A. Caetano da Costa Coelho: um pioneiro da pintura de quadratura no Rio de Janeiro Setecentista. In: MELLO, Magno Moraes (org.). A Arquitetura do Engano: perspectiva e percepção visual no tempo do Barroco entre a Europa e o Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. 1, p. 123-132.

AYRES, J. M. R. A. . As Pinturas de Forro dos Altares do Transepto da Igreja de São Francisco de Assis de Salvador: uma outra espacialidade. In: Natália Marinho FERREIRA-ALVES. (Org.). http://www.cepese.pt/portal/investigacao/livro-os-franciscanos-no-mundo-portugues-ii-as-veneraveis-ordens-terceiras-de-sao-francisco. 1ed.Porto: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, 2012, v. 1, p. 113-124.

AYRES, J. M. R. A. . A pintura ilusionista do forro da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro. In: Natália Marinho Ferreira-Alves. (Org.). Os Franciscanos no Mundo Português. Artistas e Obras.. 1ed.Porto: CEPESE, 2008, v. 1, p. 131-142.

– Participação em seminários e/ou ciclo de palestras

A arquitetura do engano entre a Europa e o Brasil: redes de difusão e o desafio da representação perspéctica na América Portuguesa no Setecentos. Identidade revelada: o despertar de Caetano da Costa Coelho. 2011. (Congresso).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL OS FRANCISCANOS NO MUNDO PORTUGUÊS II AS VENERAVÉIS ORDENS TERCEIRAS DE SÃOFRANCISCO.AS PINTURAS DE FORRO DOS ALTARES DO TRANSEPTO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE SALVADOR: UMA OUTRA ESPACIALIDADE. 2011. (Seminário).

II JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA: PERSPECTIVA PICTORUM.Caetano da Costa Coelho/José de Oliveira Rosa: uma atribuição controversa. 2011. (Encontro).

III JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA: PERSPECTIVA PICTORUM.A delicada relação entre a pintura de perspectiva e a Escola Fluminense de Pintura. 2011. (Encontro).

Segunda Semana Portugal-Brasil.Duas Soluções Compositivas de Forros Ilusionistas Brasileiros Setecentistas: uma análise dos seus desdobramentos. 2010. (Seminário).

Colóquio Internacional sobre História da Arte e da Ciência: por um estudo artístico e científico. Caetano da Costa Coelho:um pioneiro da pintura de quadratura no Rio de Janeiro setecentista. 2009. (Congresso).

Primeira Semana Portugal-Brasil. 2009. (Seminário).

Os Franciscanos no Mundo Português: Artistas e Obras.A pintura do forro da Igreja da Ordem Terceira da Penitência do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2008. (Seminário).

Arte e Cultura Barroca no Universo Luso-Brasileiro. 2008. (Seminário).

I Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX. 2008. (Seminário).

Palavras-chave: , , , ,

Resumo de pesquisa: A pesquisa objetiva investigar as pinturas de perspectiva ilusionistas de tetos das igrejas no cenário do Barroco luso-brasileiro (setecentista), nomeadamente a pintura da Igreja da Venerável Ordem Terceira da Penitência do Rio de Janeiro e seu executor, o mestre-pintor e dourador Caetano da Costa Coelho. Interesse de pesquisa: O interesse desta pesquisa reside no fato de ser a primeira pintura de perspectiva ilusionista do Brasil.