Iaci D’assunção Santos

Mestrado, 2009, IPPUR/UFRJ

Iaci D'assunção Santos

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas nas áreas da História e Crítica da Arte, Geografia Urbana Brasileira, Identidade e Território, e, Geografia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade nacional brasileira, formação social brasileira, modernidade, cultura, literatura e arte brasileira. Entre 2012 e 2014 cursou a especialização em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida.

A DINÂMICA DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ARTÍSTICO BRASILEIRO E SEUS ASPECTOS ESTÉTICOS E IDEOLÓGICOS: leituras possíveis a partir de Debret, Bernardelli e Portinari.

A transformação do ambiente artístico brasileiro no bojo do processo de modernização e urbanização do Brasil e a constituição de um campo das artes, no sentido sociológico do termo, na primeira metade do século XX, estão no centro de nossa investigação. A construção de uma leitura própria da estrutura do ambiente artístico e da experiência urbana que a eles se liga é feita a partir do questionamento acerca da centralidade e da importância da Academia Imperial de Belas Artes para a produção artística brasileira no contexto de seus primeiros anos de existência como instituição, no século XIX, e, mais tarde, já sob a alcunha de Escola, no contexto do surgimento e consolidação da corrente artística do modernismo, na primeira metade do século XX.
Nosso caminho crítico passa pela indagação de quais são os aspectos estéticos e ideológicos imbricados no referido processo e coloca em exame a prática artística de Jean Baptiste Debret, Rodolfo Bernardelli e Candido Portinari – por nós acionadas como formas de compreender a lógica de funcionamento interno desta estrutura.

Orientadora: Ana Cavalcanti

Palavras-chave: , , ,

História e Crítica da Arte, Geografia Urbana Brasileira, Identidade e Território, Análise do discurso.

Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX