Ana Aparecida Soares Ramos

Mestrado, 2011, Universidade Federal Fluminense

Ana Aparecida Soares Ramos

Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Designer gráfica e web designer, desde 2001, do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) trabalhando na criação do material gráfico das exposições locais e itinerantes, mostras virtuais e na manutenção do site do CCMS.

“Análise da inserção de personagens digitais em filmes live-action. De 1982 a 2012, os primeiros trinta anos.”

Esta pesquisa pretende analisar os primeiros trinta anos em que atores e personagens digitais se misturam no cinema, traçando uma linha do tempo dos filmes que utilizaram este recurso tecnológico, dando destaque aos mais importantes, ou seja, aqueles que representaram um avanço para a pesquisa nesta área.
Com o avanço da informática, novas possibilidades para a realização de efeitos visuais surgiram e uma delas foi a criação de personagens digitais. No cinema atual, em filmes live-action, vemos uma proliferação de personagens criados no computador. Daí a relevância e importância de analisarmos este momento da indústria cinematográfica. Observar e investigar o impacto que isso causa na narrativa fílmica faz-se necessário.

Orientador: Carlos de Azambuja Rodrigues

Palavras-chave: , , , ,

Cinema, efeitos visuais no cinema, a computação gráfica aplicada ao cinema, cultura de massa, indústria cultural