Maria Teresa Ferreira Bastos

Doutor, 2007, PUC-Rio
Orientadora de mestrado

Maria Teresa Ferreira Bastos

Maria Teresa Ferreira Bastos é professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ, onde também é Coordenadora do Curso de Radio-TV e integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena (PPGAC). É pós-doutora pela ECO/UFRJ (2011). Possui mestrado em Letras/Estudos de Literatura pela PUC-Rio (2003), Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela PUC-Rio (2007), Estágio de doutorado em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Socialaes (2006) . É graduada em Comunicação, Jornalismo, pela PUC-MG (1986). Desenvolve atualmente a pesquisa “Entre a convenção e a performance, novas possibilidades do retrato fotográfico contemporâneo”. Trabalha na interseção literatura e fotografia. Atua principalmente nos seguintes temas: retrato, fotografia, imagem, memória, arquivo, autobiografia, arte e cultura. É autora da tese de doutorado: “Uma investigação na intimidade do portrait fotográfico”.

Palavras-chave: , , , ,