Estrutura Curricular

Mestrado

Para a obtenção do titulo de mestre, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 360 horas, ser aprovado no exame de qualificação e na defesa pública da dissertação de mestrado.

São exigidos 24 créditos (360 horas/aula), assim distribuídos:

  1. disciplinas obrigatórias: 9 créditos (3 disciplinas);
  2. disciplinas eletivas: 15 créditos (5 disciplinas).

Até duas disciplinas eletivas poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu dentro da UFRJ ou fora dela, de forma a complementar as disciplinas oferecidas no PPGAV ou o trabalho de pesquisa de dissertação.

Além do cumprimento dos créditos, são atividades obrigatórias:

  • A escolha do orientador, submetida à Comissão Deliberativa do Programa;
  • A apresentação do Projeto de dissertação para Exame de Qualificação;
  • A defesa pública de dissertação.

O curso de mestrado em Artes Visuais tem a duração de dois anos e está estruturado em regime de tempo integral: os três primeiros semestres são destinados ao cumprimento dos créditos em disciplinas; o quarto semestre é destinado ao desenvolvimento da dissertação. Ao final do primeiro ano o aluno deverá realizar o exame de qualificação, que é requisito para o desenvolvimento da dissertação de mestrado.

Doutorado

Para a obtenção do titulo de doutor, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 450 horas, ser aprovado no exame de qualificação e na defesa pública da tese de doutorado.

São exigidos 30 créditos (450 horas/aula), assim distribuídos:

  1. disciplinas obrigatórias: 18 créditos (6 disciplinas);
  2. disciplinas eletivas: 12 créditos (4 disciplinas).

Até quatro disciplinas eletivas poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu dentro da UFRJ ou fora dela, de forma a complementar as disciplinas oferecidas no PPGAV ou o trabalho de pesquisa de tese.

Além do cumprimento dos créditos, são atividades obrigatórias:

  • A escolha do orientador, submetida à Comissão Deliberativa do Programa;
  • A apresentação do Projeto de tese para Exame de Qualificação;
  • A defesa pública de tese.

O curso de doutorado em Artes Visuais tem a duração de quatro anos e está estruturado em regime de tempo integral: os dois primeiros anos são destinados ao cumprimento dos créditos em disciplinas; os dois últimos anos são destinados ao desenvolvimento da tese. Ao final do segundo ano o aluno deverá realizar o exame de qualificação, que é requisito para o desenvolvimento da tese de doutorado.