Dissertações

Lista das dissertações defendidas no PPGAV. Elas também se encontram na Biblioteca da Escola de Belas Artes (2o andar do Prédio da Reitoria) e na Secretaria da Pós (sala 701). Os resumos estão disponíveis no site da UFRJ, no Sigma.

Ano Linha Título Autor
2016 FLUXO INTERROMPIDO A AÇÃO ESTÁTICA DE FRANK QUITELY E GRANT MORRISON Caetano Galindo Borges
2016 VIVER É DESENHAR SEM BORRACHA: UMA ANÁLISE VISUAL DA REVISTA PIF PAF DE MILLÔR FERNANDES Amaury Fernandes
2016 FINITUDE DO CORPO > FINITUDE DA IMAGEM Cezar Bartholomeu Francisco Fernandes
2016 “Lado a Lado” – Reflexões sobre a criação do figurino para teledramaturgia Maria Cristina Volpi
2016 IMAGENS SEM PELE E ESQUECIMENTO YANOMAMI: Restituição e autorrepresentação na conformação de um modelo de arquivo fotográfico Carla Costa Dias Valeria Vega
2015 “Espaço-corpo, ambiente-experiência: Hélio Oiticica e Gordon Matta-Clark – genealogias do ‘contemporâneo’ André Leal Milton Machado
2010 PINTURA PAISAGÍSTICA DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX: O OLHAR DE FACCHINETTI MICHELLE BAPTISTA GRAN TEIXEIRA
2010 PINTURA COMO ATO DE FRONTEIRA – O CONFRONTO ENTRE A PINTURA E O MUNDO HUGO MARIA DE MENDONCA HOUAYEK
2010 O PAPEL DA ESTAMPA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ARTÍSTICA NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES: O ACERVO DO MUSEU D. JOÃO VI/EBA/UFRJ CRISTINA APARECIDA RIOS DE CASTRO OUCHI
2010 O OLHAR E O TEMPO TIAGO COTRIM GERIN DE MORAES
2010 O GESTO NO CORPO ESCULTÓRICO NOS PASSOS DE ALEIJADINHO LEONARDO ETERO PACHECO AULER COIMBRA
2010 MEMÓRIAS DO “”FORNO MONUMENTO”” – ARTE CERÂMICA IMBRICADA À VIDA COTIDIANA”” KATIA CORREIA GORINI
2010 LUGARES QUE HABITAM LUGARES LUIZA PEIXOTO BALDAN
2010 LUGARES de INSCRIÇÃO da ARTE: artistas, coletivos de artistas, e certa arte público praticada na cidade HELIO ANTUNES BRANCO
2010 DESROSTIFICAÇÃO FERNANDA DE ABREU BUARQUE VOGAS
2010 PINTURA: PRODUÇÃO DE RELAÇÕES SENSÍVEIS COM O MUNDO MIRELA LUZ DO AMARANTE
2010 SOBRE O VAGO. Indefinições na Produção Artística Contemporânea ALVARO MARTINS DE SEIXAS NETO
2010 SUEHIRO MARUO: O SUBLIME E O ABJETO COMO ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA. MARCIA REGINA CASTURINO
2010 “DO LUGAR ALTO ONDE PRIMEIRO SE AVISTA O SOL””: UM ESTUDO DAS PINTURAS DE CALMON BARRETO EM ARAXÁ.”” GISELE LOURENÇATO FALEIROS DA ROCHA
2010 A ARTE NÃO ESTÁ MAIS LÁ AMÁLIA GIACOMINI
2010 A CONSTRUÇÃO DA ESTÉTICA DA FOME NAS IMAGENS DE DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL GABRIEL DE AVELLAR AMORIM
2010 A CRIAÇÃO DA PAISAGEM EM ALDO BONADEI FRANCISCO JOSE CARNEIRO DA CUNHA LIMA
2010 A LINGUAGEM VISUAL DE PORCINA: Estudo sobre a recepção dos figurinos da personagem da telenovela Roque Santeiro CHRISTINA VIEIRA BRAGA DOS SANTOS
2010 CENA PARA UM FIGURINO DESIREE BASTOS DE ALMEIDA
2010 Desenho como Da-Sein – Por uma Ontologia LEANDRO MOREIRA FURTADO
2009 A cidade através do Grafite: m olhar sobre a intervenção urbana como prática social. CAROLINA REZENDE OLIVEIRA LIMA
2009 A imensidão intima da fabulação fotopoética ROSANE BARATA MACHADO ALVES
2009 Arte, Simbolismo e Ritual: objetos éticos culturais nas Congadas de Uberlândia – MG ANA PAULA DE OLIVEIRA ALCANTARA
2009 Desenhos que escrevo THAIS GOMES DE MEDEIROS
2009 Diálogo Neoclassicismo / Romantismo em obras de Chaves Pinheiro MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO ALFREDO
2009 Emygdio de Barros, o poeta do espaço. GLÓRIA THEREZA CHAN
2009 Ensaio sobre a perda do instante decisivo POLLYANNA SOARES DE MELO FREIRE
2009 Espaços imantados: dimensões críticas e poéticas no Salão da Bússola – 1922/1969 RODRIGO KRUL
2009 Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Arturos: Imagens de uma celebração MARIANA EMILIANO SIMÕES
2009 Modernidade, contemporaneidade e presença oriental nas esculturas públicas de Franz Weissmann na cidade do Rio de Janeiro ISABELLE LYRA DE SERPA PINTO
2009 O avatar: simulacro na era digital LOUISE WELES PRATES
2009 O Ecletismo na construção do novo observatório nacional no início do século XX MARCIA CRISTINA ALVES
2009 O estudo da perspectiva aplicada à pintura dos forros da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência JANAINA DE MOURA RAMALHO ARAUJO AYRES
2009 O mais além da pintura abstrata de Dina Oliveira: ambivalência e erotismo. MARIA DE FATIMA GARCIA DOS SANTOS
2009 O palácio das laranjeiras e a belle époque no Rio de Janeiro (1909 – 1914) GUSTAVO REINALDO ALVES DO CARMO
2009 Suplemento dominical do Jornal do Brasil e o Neoconcretismo: relaçoes e manifestações ELIZABETH CATOIA VARELA
2009 Tempo Fantástico CLARISSE SIQUEIRA CONCEICAO
2009 TRANSOBJETOS FABRÍCIO DA SILVA TEIXEIRA CARVALHO
2009 Uma metodologia para conservação e restauro de Arte Contemporânea HUMBERTO FARIAS DE CARVALHO
2008 A arte, o canto e a esquina: sobre a intimidade, exposição e suas ocasioes de permeabilidade, mesmo. ANA LUZIA DE LIMA CUNHA
2008 A beleza na arte contemporanea MANUEL FIASCHI
2008 A critica de artes visuais nos anos 90 MAURO TRINDADE NOGUEIRA DA SILVA
2008 A permanencia da pintura: desejo, erotismo e outras posibilidades. PEDRO MEYER BARRETO
2008 As práticas artísticas visuais contemporaneas e a experienca urbana ANA TEREZA PRADO LOPES
2008 Celeida Tostes. “”O ventre da terra”””” ISABEL REGINA DE SOUZA LOBO HENNIG
2008 Chabloz vê Chico, Chico vê Chabloz: estudo do conceito da arte primitiva na obra pictórica de Chico da Silva ADRIANA BARROSO BOTELHO
2008 Conceito e imagem na produção do Imaginário Periférico: um estudo de caso. RENATA DE OLIVEIRA GESOMINO
2008 Em azul e branco: azulejaria portuguesa no Convento de Santo Antonio _ Recife, século XVIII SILVIA BARBOSA GUIMARAES BORGES
2008 Leite de Rosas: imagem e valor cultural PAULA RIBEIRO CORREIA
2008 Millor Fernandes e Pif Paf: o humor e as imagens no contexto cultural brasileiro THAÍS PACHECO PEREIRA
2008 O olhar movimento no projeto fotografico de Jeff Wall LEONARDO VENTAPANE PINTO DE CARVALHO
2008 Presença e visualidade – o onirico e o mediativo na cena teatral ALMIR RIBEIRO DA SILVA FILHO
2007 A ARTE INFORMAL E OS LIMITES DO DISCURSO CRÍTICO MODERNO em Antônio Bento e Mário Pedrosa, no final da década de 1950. ANA PAULA FRANÇA CARNEIRO DA SILVA
2007 A arte, o canto e a esquina: sobre intimidade, exposição e suas ocasiões de permeabilidade, mesmo. ANA LUZIA DE LIMA CUNHA
2007 A Petrobrás, a marca BR e a identidade nacional. PATRICIA ROCHA SABOIA
2007 Aproximações: arte in memo. XENIA ROQUE BENITO
2007 Arquitetura das casas-grandes remanescentes dos engenhos de açúcar no Rio de Janeiro setecentista MARIA PAULA VAN BIENE
2007 Arquitetura moderna brasileira e as experiências de Lucio Costa na década de 1920. ANA SLADE CARLOS DE OLIVEIRA
2007 Arquétipos e memória – a gravura de Marcelo Grassmann DALILA DOS SANTOS CERQUEIRA PINTO
2007 AS MOTIVAÇÕES TEMÁTICAS DE CELITA VACCANI NOS MAUSOLÉUS DOS AVIADORES MILITARES NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA: ""GLÓRIA"" E ""DEVER"" NA ICONOGRAFIA DO HERÓI""
2007 Como me tornei um bípede GUSTAVO MOREIRA SPERIDIAO
2007 Comunid’Arte Favela
2007 Corpo-vetor: dispositivos de texturas poéticas DANIELA DE OLIVEIRA MATTOS
2007 Cotidiano e cultura: as imagens do Rio de Janeiro nos cinejornais da Agência Nacional nos anos 50. RENATA VELLOZO GOMES
2007 Elogio da opacidade ANGELO AUGUSTO VENOSA
2007 Frágeis conexões: razão e desejo na arte da era tecnológica. ISABEL BEATRIZ LOFGREN
2007 Imagens híbridas da cultura brasileira nas fotocolagens de Christine Burril ROSA MARIA CHAVES PEREIRA
2007 Imagens Migrantes JANAINA DE OLIVEIRA GARCIA
2007 Moto Contínuo: estudo de caso “”Arte no Brasil no início da década”””” IVAIR JUNIOR REINALDIM
2007 O discurso imagético da Nike e a ‘desejabilidade’ dos jovens de classe média carioca CLAUDIA LOPES TOLENTINO
2007 O encontro entre Laverno e Robert Macaire: os primordios de uma tipologia da caricatura brasileira oitocentista. MAURÍCIO CEZAR PASCOALETO
2007 O hotel Sete de Setembro e a arquitetura balneária do ecletismo tardio no Rio de Janeiro MARIA HELENA DA FONSECA HERMES
2007 Perguntas ordinárias em percursos existenciais ENRICO ROCHA BARBOSA COSTA
2007 Petropolis 1985, 40 desenhos a pincel: digitais holandesas e topofilia na poética de Wim van Dijk. LUDMILA VARGAS ALMENDRA
2007 Processo de trabalho como produção de sentido. IZABELA VASCONCELLOS PUCU
2006 (N)o espaço da arte. O espaço como arte. JOÃO CARLOS MAZZUCCO MODÉ
2006 A construção da identidade brasileria no traço de Percy Lau VANIA ROCHA MATTOS
2006 A obra de arte na era de sua reprotubilidade turística ALEXANDRE SÁ BARRETTO DA PAIXÃO
2006 A pintura de Emmanuel Nassar: a co-existência de campos diversos JOAQUIM CÉSAR DA VEIGA NETTO
2006 Entre a lógica industrial e a construção pictórica: a foto-pintura de retrato carioca como modelo europeu. LICIUS DA SILVA
2006 Fantasia, romantismo e medievo nas paisagens de mundos virtuais online MARTHA WERNECK DE VASCONCELLOS
2006 Legimatação e mediação da arte: projeções no contemporâneo PAULA SCAMPARINI FERREIRA
2006 Nefelibata – Habitante das Nuvens CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
2006 Os caminhos do presépio: uma imagem devocional no catolicismo popular. JOANA DA COSTA LYRA
2006 Repetição, Exercício e Ascese CRISTINA DE PÁDULA
2006 Transdisciplinaridade e troca como possibilidade de resistência NICHOLAS MARTINS DA SILVEIRA
2006 UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE O CORPO NA PERFORMANCE DE FLÁVIO DE CARVALHO ANA PAULA RODRIGUES DARRIBA
2006 Waltércio Caldas – Máquinas de pensar – Um projeto para o olhar. ISABEL CRISTINA VELOSO TAVARES DE MELLO
2006 Éramos o time do rei: experiência do Grupo Rex. FERNANDA CARDOSO LOPES
2005 Translocalidade RAIMUNDO GIORDANI MAIA DE SOUZA
2005 MOBILIÁRIO NEOCOLONIAL – A BUSCA PELA TRADIÇÃO DA MODERNIDADE NACIONAL (1920 – 1940). MARCELE LINHARES VIANA
2005 Francisco do Pedro Amaral. A representação dos quatro continentes no salão dos deuses do Palacete do Caminho Novo PATRICIA DE BARROS ARAUJO
2005 Fotografia e ficção: Linhas cruzadas CLAUDIA BARBOSA VIEIRA TAVARES
2005 Esplendor e sigilo: o Brasil na cartografia Portuguesa de 1502 a 1675. ANDRE MONTEIRO DE BARROS DORIGO
2005 A experiência da arte pública FELIPE DO NASCIMENTO BARBOSA
2004 A formação e a trajetória de Rodolpho Amoêdo MARCIA VALERIA TEIXEIRA ROSA
2004 A lógica visual no trabalho gráfico de Rodolfo Amoedo e Henrique Bernadelli nas revistas Kosmos e Renascença ALEXANDRE LINHARES GUEDES
2004 A poetica do invisivel na obra de Waltercio Caldas ELIANE MATTOZO DE MATTOS
2004 Aproximadamente 26 dias 15h e 39 min CLARISSA CAMPELLO RAMOS
2004 Intervenções artísticas no espaço telemático FLORIANO CARVALHO DE ARAUJO
2004 O discurso conceitual nas artes plásticas brasileiras da década de 1970: da visceralidade ao intelectualismo predominante DANIELA DE ANDRADE ROCHA
2004 O pombalismo religioso na idinâmica estilísitca das igrejas cariocas setecentistas. KLAUS WERNER FUNKE
2004 Remix corpobras NEWTON ROCHA FILHO
2004 Uma interpretação dos significados da obra alegórica de Antônio Parreiras “”visão de Tiradentes ou sonho da libeerdade.”” REGINALDO DA ROCHA LEITE
2004 Victor Meirelles- odesenho como expressão MONICA FIGUEIREDO BRAUNSCHEWEIGER XEXEO
2003 A imagem fotográfica na república velha: um estudo sobre a coleção Rondon do Museu Histórico do exército e o Forte de Copacabana. ELIZABETE DE CASTRO MENDONCA
2003 Belém: A cidade-obra revelada em fragmentos caóticos LUIZAN PINHEIRO DA COSTA
2003 Boa noite cinderela ELISABET BLANCO OLIVAL
2003 Campo Minado HELENA MARIA BARROSO TRINDADE
2003 Eliseu D’Angelo Visconti: sua formação artística no Brasil e na França JOSE LUIZ DA SILVA NUNES
2003 Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro – dos pressupostos aos reflexos de sua criação – de 1856 a 1900. ALBA CARNEIRO BIELINSKI
2003 MAC de Niterói: Práticas, relatos e impressões de um espaço vivenciado. MARCIA MARTINS CAMPOS
2003 Manoel da Costa Athayde – Estudo sobre seus painéis CRISTINA DA SILVA MELO
2003 O Clube de Artes Plásticas da Amazônia: a experimentação abstrata e as transformações na pintura de seus artistas. JUNIA DE BARROS BRAGA
2003 O Desenho e o percurso do desejo ADRIANA DE ALENCAR HEEMANN
2003 Palácio de Landi: uma trajetória estilística. ELNA MARIA ANDERSEN TRINDADE
2003 Pintura de paisagem na academia: mitos e história DANIELE MUNIZ BATISTA
2003 Raimundo da Costa e Silva: O rococó religioso na Escola Fluminense de Pintura LUIZ GUSTAVO GAVIAO
2003 Reflexos e reflexões em pintura MARCOS LOPES DE ABREU
2003 Ver-o-Peso: Janela da Alma do povo paraense – construção de um imaginário poético-visual EDILSON DA SILVEIRA COELHO
2002 “Imagem infográfica: uma imagem acontecimento”””” MARCIA YOKO LUCENA NISHIO
2002 “Imagens Naïf do Rio de Janeiro no MIAN. Sobre a experiência visual de uma coleção de pinturas”””” HELENA LUCIA DE PAULA SILVA
2002 “Tropeços em paradoxos”” pintura
2002 A apropriação na obra de Nelson Leirner VERA MARIA PEREIRA HERMANO
2002 A inter-relação entre história da arte e restauração – uma questão de critério MAGALY CARDOSO OBERLAENDER
2002 A semântica da imagem estética estrutura e relações de sentido na obra de Guttmann Bicho ARTHUR GOMES VALLE
2002 Assim no céu como na terra – monumentos contemporâneos LUIZ CARLOS DE CASTRO DEL CASTILLO
2002 Beleza e bom gosto como fatores civilizatórios: o livro “” A dona de casa”” de Gonzaga Duque.""
2002 Carlos Estevão, cronista do traço: retratos críticos do cotidiano familiar PAULA WIENSKOSKI
2002 Cenário da arquitetura da arte (Montagens e espaços de exposições) SONIA MARTA DE CARVALHO SALCEDO DEL CASTILLO
2002 CULTURA VISUAL E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO 36° FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS ROOSIVELT MAX SAMPAIO PINHEIRO
2002 Estevão Silva, Hélio Oiticica. Brasilidade, a sensação revisitada CRISTINA PIERRE DE FRANCA
2002 FRANS POST: HERANÇA REALISTA DA PINTURA HOLANDESA NA PAISAGEM BRASILEIRA PAULO SERGIO REIS CALDAS
2002 Galeria do poste arte contemporânea: estudo etnográfico sobre arte e inventividade no espaço urbano de Niterói LAURA MARTINI BEDRAN
2002 Isso (não) foi – Fotografia Contemporânea CEZAR TADEU BARTHOLOMEU
2002 O ateliê do artista: tramas do intervalo MARISA FLORIDO CESAR
2002 Os universos paralelos em Antonio Dias AGLAIZE DA SILVA DAMASCENO
2002 Passagem para o ciberespaço: uma investigação sobre o método projetual utilizado no meio on line por designers do Rio de janeiro no ano de 2001 MARCELO SIMAO DE VASCONCELLOS
2002 Pintura: Indeterminação e Apropriação JOAO FRANCISCO T VAZ DE MAGALHAES
2002 Projeto Urubu GISELE BARBOSA RIBEIRO
2002 Turma 2000: A fotografia como reflexão BEATRIZ PIMENTA VELLOSO
2002 Um outro olhar sobre elas: observações feitas de representações de mulher em desenhos infantis de uma turma de ensino fundamental da Ilha do Governador – RJ VIVIANE DUARTE NIZZO
2001 Um desejo para Trindade – latitude circunstancial de um trabalho JOAO WESLEY DE SOUZA
2001 Recortes da moda: Coopa-roca um conceito de arte MARIA REGINA MENDONCA MOURA
2001 “A ARQUEOLOGIA DA IMAGEM. O COTIDIANO DOS TRABALHADORES NA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO”””” SIMONE DE SOUSA MESQUITA
2001 “EXPERIÊNCIA PICTÓRICA”””” NEUSA DA SILVEIRA DAGANI
2001 “O PÊNDULO DO SENTIDO – DISTÂNCIAS INDICIAIS E OSCILAÇÕES ALEGÓRICAS”””” RICARDO MAURICIO GONZAGA
2001 A construção de um imaginário moderno: as capas da editora civilização brasileira (1960/1975) AMAURY FERNANDES DA SILVA JUNIOR
2001 A estética karajá e a ótica ocidental ROSIRENE RODRIGUES DOS SANTOS
2001 A FIGURA POR AQUI O DIFERENCIAL DO AUTOR NO BRASIL ALEXANDRE EMERICK NEVES
2001 A originalidade da obra de Ignacio Ferreira Pinto no contexto da talha carioca na segunda metade do século XVIII NANCY REGINA MATHIAS RABELO
2001 A PINTURA DE PAISAGEM NO BRASIL: A FLORESTA NA OBRA DE ANTÔNIO PARREIRAS ISABEL MARIA CARNEIRO DE SANSON PORTELLA
2001 A TRÍADE MODERNA – AMOR, JUVENTUDE E FELICIDADE: UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DO IMAGINÁRIO PUBLICITÁRIO CONTEMPORÂNEO REGINA LUCIA SCHIEFLER DA CUNHA TESSIS
2001 Carybé e a construção da brasilidade: arte e etnografia para uma análise além das representações MARCELO GUSTAVO LIMA DE CAMPOS
2001 Desenho – pintura – escrita: simulando simulacros MARIA APARECIDA DE VRIES MARSICO
2001 EXTRAVIOS PARA USO INTERNO FABIANA EBOLI CORREA DOS SANTOS
2001 Giulio Carlo Argan, Clement Greenberg. A teoria para a arte moderna como projeto. GUILHERME DA SILVA BUENO
2001 Internet, imagem e cultura: uma reflexão sobre o lago imagético por onde navegamos ETINETE AUXILIADORA NASCIMENTO GONCALVES
2001 MARIO PEDROSA E A ARTE ABSTRATA – A BUSCA DE SÍNTESE NA TENSÃO ENTRE SUBJETIVO E OBJETIVO ELIZABETH CONCEICAO DE PAIVA DA SILVA
2001 O abstracionismo lírico na pintura de Manabu Mabe: do signo caligráfico à liberdade da mancha SHEYLA MARIA DE PINHO GODOY
2001 Pictotextos JORGE LUIZ SAMPAIO DUARTE
2001 PROBLEMAS DA HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA COLONIAL SUL-AMERICANA MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ
2000 A arte popular entre o saber e o fazer LUIZ HENRIQUE PEREIRA PEIXOTO
2000 A dramaticidade plástica da folia de reis: Análise das imagens e dos rituais da folia manjedoura da mangueira PATRICIA PEREIRA PERALTA
2000 A experiência estética ampliada em Lygia Clark e Helio Oiticica: Uma proposta pedagógica em arte e educação ISABELA CARNEIRO TEIXEIRA
2000 A indisciplina da imagem: Estudo do desenvolvimento do método na arquitetura de Oscar Niemeyer CARLOS EDUARDO FORTE FEFERMAN
2000 A solidão da fronteira em estudo transdisciplinar sobre a obra de Lygia Clark FRANCISCO ROMAO FERREIRA
2000 A Tradição cosmológica em imagens rupestres na chapada Diamantina – Bahia DDG SALINET DIAS
2000 Arte e Ténica: Escultura Brasileira no século XIX MAURO LINO DO NASCIMENTO
2000 Arte Rupestre – Interpretação e contexto: O exemplo da Serra do Cabral, Minas Gerais KATIA DAS GRACAS DA SILVA DINIZ
2000 Autos contemporâneos: postulados ou verdade? LIDIA VANATKO ANISIO REDL
2000 Colabore para a boa operação do transporte coletivo ALEXANDRE VOGLER DE MORAES
2000 Criação cultural e consumo de massas: a prática da ilustração no brasil através da trajetória de Ziraldo Alves Pinto GLAUCIA AZAMBUJA DE AGUIAR
2000 Da contradição ao encontro LEONARDO AZEREDO LOPES TEPEDINO
2000 De cama mesa e banho: uma etnografia de rendas e bordados do enxoval da casa brasileira GRACIA MARIA CARVALHO SILVA
2000 Desmedidas: a densa terra volátil de Cildo Meireles RENATA WILNER
2000 Embalagem: Uma análise do processo perceptivo MARCUS VINICIUS DOHMANN BRANDAO
2000 Interiores da habitação das camadas médias cariocas: Modo de vida e organização espacial MARLI TEIXEIRA DE GOUVEA
2000 Justificação de um Gesto EDWIGES DA SILVA HENRIQUES
2000 Klaxon: Um percurso de Leitura MARCUS VINICIUS DE PAULA
2000 Mira Schendel – Um ensaio sobre as monotipias MARIA BEATRIZ DA ROCHA LAGOA
2000 N’Aruanda só se pisa devagar ARTHUR LEANDRO DE MORAES MAROJA
2000 Não deixe o samba morrer – Um estudo histórico e etnográfico sobre o carnaval de São Luis e a escola favelado samba. ANTONIO EUGENIO ARAUJO FERREIRA
2000 O Condomínio – Análise etnográfica de uma comunidade imaginária dos quadrinhos de Laerte BRUNO DRUMMOND GARCIA
2000 O ensino da arquitetura na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro:1816-1889 HELENA CUNHA DE UZEDA
2000 O jardim aquático de Burle Marx como obra de arte: seus arquétipos, seu modelo projetual e seu legado MARCO ANTONIO CAVALCANTI FERNANDES
2000 O Movimento Armorial Ariano Suassuna e a genese de uma arte brasileira de raizes populares DANIEL BITTER
2000 Olhos nos olhos – para uma teoria da reprodutibilidade e de sua consciência na arte contemporânea MONICA ARCOVERDE MANSUR
2000 Renda de bilros, renda da terra, renda do Ceará: A expressão artística de um povo CATHERINE ARRUDA ELLWANGER FLEURY
2000 Signos Híbridos – A pintura e sua imagem: um olhar ao inverso da percepção conceitual JACQUELINE MARIA CARVALHO BELOTTI
2000 Suíte Adgital LUIS CARLOS PARENTE DE ANDRADE
2000 Topoi Tunga ROSANA PEREIRA DE FREITAS
2000 Tradição X Modernização na arquitetura do Rio. Ornamentos Mouriscos ROSANE BEZERRA SOARES
1999 “A tradição nossa é essa e fazer panela preta"". Produção material
1999 “O espaço poligonal na arquitetura religiosa do Rio de Janeiro setecentista”””” SILVANA VALVERDE DA COSTA GOMES
1999 A arte comercial e os produtos da indústria oferecidos na praça do Rio de Janeiro do século XIX DANILO BASTO SILVA
1999 Autor Título Dimensões Para não ser um Duchampburger CARLOS EDUARDO DIAS BORGES
1999 Dionísio: a mímesis sublime JULIO FERREIRA SEKIGUCHI
1999 Divino maravilhoso: práticas artísticas e tradição cultural nos candomblés do Rio de Janeiro VALERIO RODRIGUES
1999 Memórias do dragão CHANG CHI CHIA
1999 Origens da escultura moderna no Brasil WELLINGTON CESARIO
1999 Os móveis palacianos no Rio de Janeiro (1920 – 1949). A trajetória de um artesão DILMA FERNANDES CADILHE
1999 Pintura como campo de intenções SUZI CORALLI MOREIRA
1999 Programa de escolas na segunda metade do século XIX: as escolas construídas pelo arquiteto Bethencourt da Silva FRANCISCA MARIA TERESA DOS REIS BALTAR
1998 No curso da pintura: a produção de identidades de artista LIGIA MARIA DE SOUZA DABUL
1998 O desenho botânico como forma de expressão artística na obra de Margaret Mee IRMGARD SCHANNER
1998 O Largo de São Francisco e a Praça Tiradentes: sua importância e complementaridade na vida pública e cultural do Rio de Janeiro: 1808-1920 ANGELA TAMEGA MENEZES DE CANTANHEDE
1998 Reru – figuras em cordéis dos índios Karajá CHANG WHAN
1998 A crítica de arte no Brasil em fins do século XIX e início do XX: Gonzaga Duque e Angyone Costa AUREO GUILHERME MENDONÇA
1998 Entre palácios e pavilhões: a arquitetura efêmera da Exposição Nacional de 1908 RUTH NINA VIEIRA FERREIRA LEVY
1998 Moda: um olhar antropológico FERNANDA DE PAULA SILVA
1998 O espaço urbano e a arquitetura no século XIX: o campo de São Cristóvão, um estudo de caso KATIA MARIA DE SOUZA
1998 O era uma vez na ilustração – linguagem e plasticidade no universo gráfico de Rui de Oliveira MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
1998 Objetos de persuasão: as embalagens de papel na cultura material urbana JOSE LUIS PEREIRA
1998 Ser professor universitário: profissão e espaço doméstico MARCOS DA COSTA BRAGA
1998 Siron Franco – pinturas em série JOSCELINA FRAZAO
1998 A pintura de retratos de Victor Meirelles MONICA DE ALMEIDA CADORIN
1998 Anos 60: Antonio Dias, uma poética entre o bem e o mal. A história de uma passagem na arte brasileira MARIA CRISTINA GOMES NEGRAO
1998 Geraldo de Barros: o design e a arte concreta no Brasil CARLOS EDUARDO DA SILVA VALENTE
1998 Irmãs de samba – o papel da mulher no universo da Escola de Samba LUCIA MARIA MARTINS
1998 Naltércio Caldas – a arte que tece o ar CRISTINE MONTEIRO FLORES
1998 O caso da Denison: design e computação gráfica mutações recentes no campo da comunicação ISIS FERNANDES BRAGA
1998 O salão: memória institucional JUREMA PALMEIRA FERNANDES