#cx3e20 – arte e cidade depois das barricadas de junho

Linguagens Visuais

Integrantes relacionados:
André Leal

exposição 
Passagem Literária da Consolação
rua da Consolação quase esquina com a av. Paulista
de 02 a 27 de setembro de 2013

Quatro jovens artistas paulistanos que extraem do ambiente urbano os elementos de seus trabalhos se encontram sob um dos cruzamentos mais emblemáticos da cidade de São Paulo – uma “encruzilhada do peso”, como disse um dos artistas. E esse peso simbólico de um cruzamento por onde passam milhões de pessoas diariamente ficou ainda mais carregado depois das manifestações do último mês de junho. Milhares de manifestantes a favor da melhoria do transporte público foram brutal e covardemente reprimidos pela Polícia Militar de São Paulo nas vias em cima da Passagem Literária da Consolação.
Como é sabido, foi a repressão policial que levou à onda de manifestações pelo país que continuam até hoje em diferentes graus de acordo com a problemática específica de cada cidade e também à maior conquista do movimento pelo passe livre: a revogação do aumentos das tarifas de ônibus nas principais cidades brasileiras. Além da surpresa com a capacidade de mobilização da população – ‘adormecida’ nos últimos anos – as jornadas de junho deram origem a novas táticas horizontais de manifestação e abriram debates sobre a democratização dos meios de comunicação e da efetivação da participação popular nos processos decisórios da sociedade.
Para artistas politicamente engajados e que trabalham com as conformações urbanas esses episódios não poderiam passar batidos e daí vem #cx3e20, para lembrar dos dias em que “a coxinha ficou mais barata que o busão”. A instalação é uma obra coletiva realizada entre os cinco envolvidos no projeto, curador incluído. Articulando imagens e manchetes de jornais do período, a instalação é um verdadeiro memorial das barricadas de junho e expõe as contradições entre o discurso imposto pela grande mídia e os eventos que se desdobraram de fato nas ruas das cidades brasileiras.

Curadoria André Leal
Artistas André Leal, Daniel Nogueira de Lima, Jan de Maria Nehring, Pique a.k.a. Carango Sá e Raphael Franco

Produção Artística Egresso André Leal