Espectros Contemporâneos

Poéticas Interdisciplinares

Integrantes relacionados:
Barbara Castro
Guto Nóbrega
Paola Barreto

A Exposição Espectros Contemporâneos reúne obras de artistas que têm em comum a pesquisa, produção e transferência de conhecimento no contexto do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus laboratórios. Ao todo são cerca de 10 trabalhos entre: objetos, instalações, vídeos, sistemas interativos e performances, reunidos numa mostra que apresenta ao público um recorte da produção de arte contemporânea, caracterizada pela investigação transdisciplinar de poéticas artísticas e o diálogo com diversos campos do saber.

O foco dessa exposição se encontra na imagem e o caráter espectral que a mesma vem assumindo em nosso cotidiano. São espectros que se desprendem dos monitores, das TVs, da fotografia e do cinema, para invadirem a cena urbana, interagirem com o público, habitarem corpos performáticos e informáticos, provocando o observador a repensar sua relação com as coisas e o mundo. Essa mostra nos brinda com algumas dessas imagens e os dispositivos que lhes dão visibilidade.

Os trabalhos que ocupam os espaços do SESC Friburgo tratam da construção de uma experiência afetiva, a ser elaborada individualmente entre público e cada obra, mas também coletivamente, através das diversas narrativas possíveis de serem criadas entre os demais trabalhos, seus espaços reais e imaginários. Convidamos aos visitantes espectadores e participantes dessa mostra a navegarem as obras e suas estórias, imergindo dessa maneira numa experiência sensível e poética. Seu olhar é a chave de entrada.

Guto Nóbrega e Malu Fragoso

 

De terça a domingo, de 8h às 21h

Exposição coletiva com dez artistas-pesquisadores cariocas, com curadoria dos professores da UFRJ – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Linha Poéticas Interdisciplinares – Guto Nóbrega e Malú Fragoso, tendo como desenvolvimento principal a pesquisa em arte e tecnologia.

Festival de Inverno