ARTE E TECNOLOGIA REDES TRANSCULTURAIS EM MULTIMÍDIA E TELEMÁTICA

Maria Luiza Fragoso, líder de pesquisa

Coordenado por Maria Luiza Fragoso, com o objetivo o estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história, interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, análises teóricas, históricas e reflexões sobre as consequências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo. A pesquisa é transdisciplinar, direcionada para as áreas de Arte, Arte e Tecnologia, Ciência, Computação e Culturas Tradicionais. Realizamos pesquisas em dois grandes eixos: no âmbito da Arte e Tecnologia digital, com desenvolvimento de interfaces físicas e virtuais, criação de websites, desenhos em GPS, animações multimídia interativas e instalações computacionais interativas que exploram os sistemas de comunicação e a telemática, adaptando-os a públicos específicos; no âmbito da discussão sobre a interação com culturas tradicionais esta o acesso dos estudantes indígenas à inclusão digital e ao ensino superior, tendo como foco diferentes iniciativas de IES, como a Universidade de Brasília onde realizamos eventos internacionais, nacionais, regionais e interinstitucionais, além de colaborar com projetos específicos de estudantes indígenas. Compreendemos que a pesquisa e a produção em Arte associada às novas Tecnologias de Informação e Comunicação é uma ferramenta importante no desenvolvimento de espaços de diálogo e de ações afirmativas voltadas para inclusão social e cultural de grupos minoritários e/ou historicamente excluídos nas sociedades contemporâneas. Em 2002 foi publicado o site www.tracaja-e.net. Em 2006, o grupo publicou o site www.redeestudantesimdígenas. net, hoje hospedada na UNEMAT.

Eco-Urbe – Instalações Multimídia Interativas Maria Luiza Fragoso
Arte e Tecnologia Redes Transculturais em Multimídia e Telemática Maria Luiza Fragoso
Arte e Tecnologia instalações multimídia interativas – UFRJ EBA PPGAV Maria Luiza Fragoso