NEPAC

Angela Leite Lopes, líder de pesquisa
Giselle Ruiz, colaborador

Coordenado pela Profa.  Angela Leite Lopes. Em 2010, o NEPAC e a linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares ganhou o Edital MEC/CAPES 29/2010 – PRODOC, com o projeto interdisciplinar A presença do corpo como elemento aglutinador de interseção e diálogo entre artes visuais e artes cênicas, incluindo uma bolsa de recém-doutor e recursos para instalação do Laboratório CORPO sob a direção de Giselle Ruiz (Bolsa PRODOC/Recém-doutor) e sob a supervisão da Profa. Angela Leite Lopes, coordenadora do projeto, cuja proposta é desenvolver ateliers de Corpo e Movimento que propiciem, através de experimentações com base na conscientização corporal, investigações visando a criação de sentidos através do movimento, acompanhados de uma reflexão sobre esta prática e de sólido referencial teórico. A primeira realização do NEPAC ocorreu em outubro de 2001, no FCC / UFRJ, em colaboração com o Núcleo do Ator da UNI-RIO: “A interpretação em questão”, seminário que reuniu pesquisadores em Artes Cênicas, atores e diretores de teatro. O NEPAC abrigou: – de 1999 a 2005, sob a liderança da Profa. Angela Leite Lopes, o “LEPE – Encontro de Artes Cênicas”, encontro anual de profissionais de Artes Cênicas na EBA/UFRJ; – a Prática de Montagem: “Le Monologue démultiplié – Vocês que habitam o tempo”, a partir do texto de Valère Novarina, tradução da Profa Angela Leite Lopes e direção da Profa Claude Buchvald, da Universidade Paris VIII, reunindo professores e alunos da EBA e da ECO / UFRJ, e da Escola de Teatro da Uni-Rio, e que integrou o festival “Novarina em cena”, julho/agosto de 2009,Teatro Glauce Rocha e Espaço SESC, como parte da programação oficial do Ano da França no Brasil. Esse espetáculo contou com o apoio da Funarte e do Banco do Brasil, no âmbito do convênio entre o Banco do Brasil e a UFRJ para a realização de eventos. Está em andamento a pesquisa “Estudo dos sistemas de figuração – o cenário e o figurino em Roque Santeiro”, com apoio da Rede Globo e da FAPERJ; – o Centro de Produção Teatral, sob a coordenação do Prof Antonio Guedes, vem realizando montagens com alunos da EBA e da ECo / UFRJ, de peças de Plínio Marcos (2008),de “A Serpente”, de Nelson Rodrigues (2009 – Prêmio de melhor cenário no Festival de Teatro Universitário de Blumenau), de textos de Büchner (2010). O CPT tem contado com apoio do Banco do Brasil / UFRJ. Atualmente o NEPAC abriga o Laboratório do CORPO, financiado através do Edital MEC/CAPES 29/2010 – PRODOC.

A presença do corpo como elemento aglutinador, de intercessão e diálogo entre Artes Cênicas e Artes Visuais Giselle Ruiz
Laboratório CORPO: Série de oficinas e atividades de extensão como parte integrante da pesquisa PRODOC/CAPES Giselle Ruiz
A questão da interpretação e sua relação com o espaço Angela Leite Lopes