Infra-estrutura de apoio

O PPGAV possui dependências exclusivas situadas no sétimo andar do Prédio da Reitora, Av. Pedro Calmon, 550 – compreendendo salas de aulas teóricas, auditório, laboratórios, sala da secretaria – e o atelier Galpão de Linguagens Visuais, em prédio externo, situado à Rua Mauricio Joppert da Silva, s/nº, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ. Além disso, compartilha com a graduação os ateliês de pintura, gravura e escultura, o auditório com 150 lugares (sala 614), o LabGraf/ Núcleo Gráfico do Departamento de Comunicação Visual, coordenado Prof. Marcus Dohmann e o Museu D. João VI.

Salas de aula teóricas e atelier do PPGAV

No sétimo andar do Prédio da Reitoria estão situados: a) sala 704, com 40 m², onde está instalada a secretaria do PPGAV, contendo sala da coordenação, sala da secretaria acadêmica e sala dos professores; b) sala 702, com 60 m², auditório com 90 lugares para palestras ou defesas de dissertações e teses; c) salas 701 e 703, com 60 m² e 40 m² respectivamente, destinadas as aulas teóricas; d) o atelier Galpão de Linguagens Visuais, com 630 m²).

Laboratórios

O PPGAV possui laboratórios de pesquisa e criação que garantem a infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino, dos quais destacamos:

Laboratório de Experimentação Fotopoética, vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, situado na sala 613, com capacidade para 5 alunos, coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Murad, www.fotopoetica.ufrj.br. O laboratório está equipado com 3 (três) computadores, 1 (um) laptop, 3 (três) câmeras fotográficas digitais, 1 (uma) câmera de vídeo e 1 (uma) impressora colorida. Em 2010, o laboratório ganhou o Edital 27/2010 Pró-equipamentos da CAPES, adquirindo: 01 câmera digital Canon EOS 5D Mark II, 01 impressora HP plotter designjet e 01 impressora GCC Puma III PIII plotter e 01 scanner4800 DPI.
NIM – Núcleo da Imagem em Movimento, vinculado à Linha de Pesquisa Imagem e Cultura, situado na sala 627 com capacidade para 6 alunos coordenado pelo Prof. Carlos Azambuja, dispõe de infraestrutura de captura, edição e processamento de imagens estáticas ou de video e também à geração de diversos produtos digitais interativos audiovisuais.
NEPAC – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Artes Cênicas, vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, situado na sala 709, com capacidade para 30 alunos, coordenado pela Profª. Angela Leite Lopes.
NIO – Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto, vinculado à Linha de Pesquisa Imagem e Cultura, situado na sala 709, com capacidade para 30 alunos, coordenado pela Profa. Maria Cristina Volpi, e vinculado a linha de pesquisa Imagem e Cultura, foi equipado com verba da FAPERJ, possuindo 2 (dois) computadores, 1 (um) scanner de mesa, 1 (uma) máquina fotográfica digital e 1 (uma) impressora colorida.
NANO – Núcleo Laboratorial de Arte para Novos Organismos, vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, situado na sala 618, com capacidade para 6 alunos, coordenado pelo Prof. Guto Nóbrega, possuindo 1 (um) scanner, 1 (uma) impressora, 1 (um) computador, 2 (dois) arduinos, componentes e proto-board para experimentações em arte interativa.

Galpão de Linguagens Visuais

Espaço físico com 630m² situado em prédio externo à Escola de Belas Artes.

Galpão Linguagens Visuais do PPPGAV-EBA-UFRJ
Rua Maurício Joppert da Silva, s/n°
(no quarteirão atrás do Prédio da Reitoria)
Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro
tel.: (21) 2598-1643

mapa_galpao

Museu D. João VI

O Museu D. João VI da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um espaço institucional de preservação do patrimônio e memória do ensino de arte, reunindo a produção da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes e parte da história recente da Escola de Belas Artes. O Museu abriga dois acervos distintos, um de obras de arte e outro de documentos, fonte primária indispensável para o desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa em arte quer no campo teórico quer no aplicado. Estes acervos são o resultado do patrimônio acadêmico produzido pela Escola no período compreendido, principalmente, entre 1820 e 1920. Suas coleções reúnem a evolução e a produção artística dos séculos XIX e XX no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro. Reúne também produções das escolas européias (Itália, França, Países-Baixos, Espanha e Portugal) datadas a partir do século XVI. O acervo é composto de aproximadamente 3.653 peças museológicas e 6.221 documentos e tem uma importância singular, seja para o estudo e o entendimento da história da formação artística no país, seja para a construção de uma história da arte brasileira. Destaca-se a Seção de Obras Raras, de valor histórico incalculável, uma vez que conta com as coleções trazidas pela Missão Artística Francesa em 1816 e as acrescentadas durante a longa trajetória de Academia Imperial de Belas Artes, depois Escola Nacional de Belas Artes. Assim, o acervo do Museu D. João VI atende a estudiosos de todo Brasil e mesmo do exterior – uma vez que seu acervo é importante para a compreensão da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Em especial, têm servido de base para a linha de pesquisa História e Crítica da Arte do PPGAV, com uma produção significativa de dissertações, teses e publicações sobre a história da instituição e a questão do ensino artístico.

Website: http://www.museu.eba.ufrj.br

Biblioteca

A Biblioteca Prof. Alfredo Galvão da Escola de Belas Artes possui acervo de livros, documentos iconográficos e periódicos, indexados na Base Minerva do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. No total, a biblioteca possui 7500 livros, 722 teses e dissertações, 16.242 fascículos de periódicos (referentes a 413 títulos). Atualmente em fase de expansão, o acervo da Biblioteca da EBA está fisicamente acondicionado junto com o acervo da Biblioteca Lucio Costa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a biblioteca do IPPUR, no mezanino do Prédio da Reitoria. Além do acesso à biblioteca setorial, o PPGAV possui um acervo de livros e periódicos que servem exclusivamente aos alunos do programa, localizado junto à Secretaria do PPGAV.

Website: http://www.minerva.ufrj.br/

Recursos de Informática

O PPGAV está equipado com um total de 5 (cinco) computadores, com tela de LCD, 1 (um) laptop e 2 (dois) datashows utilizados nas defesas. Em 2010, foram adquiridos com verba do Projeto “Rio Capital das Artes”, feito em conjunto com o Instituto de Artes da UERJ no âmbito do Edital FAPERJ nº 12/2009/ Programa “Equipamento Solidário CAPES/FAPERJ – 2009”, 8 computadores, 3 datashows, 2 scanners, 2 impressoras, 3 webcameras, 1 câmera digital, 1 câmera de vídeo digital, 1 aparelho de TV e 1 aparelho dvd, destinados a equipar os laboratórios, bem como duas salas de aula para conferências on-line.