Urgências Urbanas Rio-Berlim – Estratégias Espaciais

Como parte do Ano da Alemanha no Brasil (2013-2014) Urgências Urbanas foi criado em cooperação entre a Escola de Arte de Berlim – Weißensse e da Universidade de Artes do Rio de Janeiro (UFRJ – EBA) como uma publicação bilíngüe (alemão/português) .

O ponto de partida da publicação bilíngüe era pensar o desenvolvimento urbano e discursos espaciais do Brasil e da Alemanha, que foram criados no contexto de projetos artísticos e com base em pesquisas de renomados representantes de ambos os países. Esta publicação reúne as principais contribuições de teóricos alemães e brasileiros internacionalmente ativos no problema da urbanidade como artistas e agentes culturais.

O foco de ” Urgências Urbanas/Emergências Urbanas ” é sobre as questões do conhecimento, crise e como eles se expressam em áreas urbanas , na Alemanha e no Brasil. Ouvimos de artistas, cientistas e ativistas, principalmente do Rio de Janeiro e Berlim.
O projeto foi liderado no Brasil, pelo editor da revista Arte & Ensaios, Cezar Bartholomeu, e pelo artista e curador Robin Resch (Mestre em Estratégias Espaciais ) e financiado pelo Centro Alemão de Pesquisa e Inovação em São Paulo (DWIH -SP), pelo Mart Stam Society e pelo Programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Como parte da apresentação do livro em Berlim, uma delegação de artistas e professores virão  em 17 de janeiro para apresentar no Salão de Exposições do Art Academy de Berlim- Weissensee o livro e realizar palestras curtas e apresentações. O ponto de partida é o desempenho de caminhada de Alexanderplatz para a escola de arte às 17:01 . at 12:00 Matadouro Boiada (2011/ 2013, a 45 min) pela artista Ronald Duarte. Duarte é considerado um dos pioneiros da arte pública e é internacionalmente conhecido pela sua ações, happenings e performances. Suas obras são informados por uma abordagem crítica da história colonial do Brasil e os ritos e práticas religiosas resultantes , ele faz perceptível em suas performances.

Publicado por em 10 de Janeiro de 2014.