Exposição Galeria Noturna

Exposição Galeria Noturna – A estética do medo reúne pinturas que retratam obras clássicas da literatura de horror

A exposição Galeria Noturna – A estética do medo, do artista plástico carioca Danilo Ribeiro, reúne obras inspiradas em livros clássicos da literatura de horror. A exposição é composta por 20 pinturas inéditas de pequeno formato. Entre as obras retratadas nas telas do artista, destacam-se Drácula, O médico e o monstro, O fantasma da Ópera e Frankenstein. Além de buscar inspiração nas obras da literatura, as pinturas de Ribeiro também dialogam com a estética cinematográfica e com histórias em quadrinhos da década de 1950. O medo e o suspense são denominadores comuns dos trabalhos.

O nome da exposição é uma referência à série televisiva norte-americana Night Gallery, de Rod Serling, exibida no início dos anos 1970. Cada episódio da série se iniciava em uma galeria de arte, cujas obras davam início à história de suspense ou terror a ser apresentada a seguir. Muitos episódios tinham como base obras literárias. Assim como na série televisiva, a exposição de Danilo Ribeiro promove a interação entre pintura e literatura a partir de histórias de horror conhecidas do grande público.

Danilo Ribeiro trabalha com desenho e pintura e já participou de diversas exposições coletivas. Recentemente, alguns de seus trabalhos foram incluídos na exposição A Cor do Brasil e na exposição “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, ambas apresentadas no Museu de Arte do Rio (MAR). Em 2012, Danilo Ribeiro foi um dos indicados ao Prêmio PIPA. Em suas exposições individuais anteriores, o artista abordou temáticas variadas em suas obras, como o povo carioca, o universo dos videogames e os medos infantis.  Danilo Ribeiro é representado pela Artur Fidalgo Galeria, no Rio de Janeiro.

Exposição Galeria Noturna – A estética do medo

Período: 19 de setembro a 4 de novembro de 2018.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 19h. Não abre as segundas.

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, n. 20, Centro, Rio de Janeiro.

Galeria Noturna – A estética do medo (release)

Publicado por em 18 de setembro de 2018.