Chamada de Trabalho e Proposições Artísticas | USO IMPRÓPRIO Seminário em Estudos Contemporâneos das Artes

USO IMPRÓPRIO

Seminário em Estudos Contemporâneos das Artes – UFF

11 a 13 de dezembro 2018

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Prezados, 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF) abre sua chamada de trabalhos para o Seminário Uso Impróprio que ocorrerá em dezembro.

Na contramão de um uso pretensamente responsável de meios e modos de produção da arte, autorizado e orientado por êxitos passados, irrompe um outro uso, impertinente, inconveniente, impróprio. Dele disparam linhas de fuga para além das margens do uso apropriado, transgredindo seus protocolos por considerá-los portadores insuficientes de questões estéticas e éticas que lhes desafiam. São gritos, urros que distorcem o sinal puro da convenção em ruído bruto, despejando de forma violenta e inconveniente cargas de energia e signos que o uso “apropriado” dos meios de expressão artística não dão mais conta de transmitir.

Em torno desses gritos e urros, uma enorme gama de projetos, proposições, reflexões e obras vêm se articulando na construção de novos cenários para as artes em articulação com o campo social. O USO IMPRÓPRIO: Seminário em Estudos Contemporâneos das Artes – 2018 se propõe a acolher e a estimular essas proposições e reflexões como parte ativa de um processo vigoroso de debates no tempo presente.

O Comitê Artístico e Científico receberá comunicações de trabalhos (artigos e relatos de pesquisa) e proposições artísticas de todo o país. As inscrições poderão ser enviadas até o dia 22 de outubro.

A convocatória nacional está disponível no site: https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018

Comissão Organizadora

Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA

Universidade Federal Fluminense – UFF

 

VISITE:

Site PPGCA/UFF – http://www.artes.uff.br/

Site Seminário Uso Impróprio – https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018

Publicado por em 18 de outubro de 2018.