Expo CCL

Articulando Arte e Educação a partir de um ponto de vista pouco convencional, a exposição O Poema Intenso Cujo Começo É Aqui é o primeiro projeto curatorial do artista e pesquisador Matheus Simões [PPGAV-UFRJ] que apresenta trabalhos sensíveis aos processos cotidianos da escolarização na infância. Entre eixos temáticos como memória e afeto, jogo e gesto – questões essenciais relacionadas ao ensino e aprendizado das artes nas escolas, mas também dispositivos da arte contemporânea – a curadoria se permite ir além e promover uma conversa sutil e infinita entre trabalhos que tocam na dimensão também traumática e violenta de uma certa domesticação escolar dos corpos, considerando tanto o artista quanto o educador como mediadores de uma relação que instrumentaliza para a sensibilidade diante do caos – mas pode também destruí-la. A exposição traz trabalhos gerados a partir de uma memorabilia de objetos e práticas pedagógicas dos artistas Agrippina R. Manhattan, Beatriz Reis, Bruno Portella, Cecilia Cavalieri, Julie Brasil e Nathan Braga, além de abarcar um projeto educativo próprio, comandado por uma das artistas que contribuirá em parceria com o Projeto de Extensão da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Serviço:
O POEMA INTENSO CUJO COMEÇO É AQUI
Exposição coletiva
Onde: Centro Cultural da Light – Pequena Galeria
Av. Mal. Floriano, 168 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Abertura: 18/09
Visitação: de 19/09 na 16/10
Publicado por em 19 de setembro de 2019.