Edgard Oliva

Mestrado, 2006, Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia
Licenciatura em Ciências Biológicas, 1981, Universidade Federal da Bahia
Especialização ""Potenciais da Imagem"", 2003, Universidade Federal da Bahia

Jequié – Bahia,1957. Vive e trabalha em Salvador. Entre 1977 e 1981 cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal da Bahia, contudo, dois anos mais tarde e após ter concluído os estudos em Biologia, inicia os estudos em Artes Visuais também na UFBA. Durante vinte anos trabalha com a pintura, entretanto, hoje a principal linguagem é a fotografia. Vive na Europa – Alemanha -, entre 1990 e 1991, onde dividiu atelier com colega brasileira com objetivo de preparar exposições naquele país. Após a temporada de 6 meses, retorna ao Brasil onde realiza importantes exposições como “A Grande Arca de Jesus a Mateus” e “ A Grande Arca: arte e fé”, entre outras exposições individuais, em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente é professor de fotografia na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, concomitante ao doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pesquisa: Lumina luna: paisagens poéticas. A pesquisa de tese tem como objeto de investigação a luz da Lua cheia e os efeitos senso-emocionais provocados a partir da experiência poética do noturno e as releituras das imagens obtidas, como germes do nosso imaginário formador de “paisagens internas” a partir do conteúdo poético que surge no contexto do observador direto, ou seja, o investigador, ou o espectador, tendo-as como reflexões para a formação das “paisagens essenciais” provocadas pelo efeito sensível do noturno. A pesquisa abre, ainda, uma série de discursos a partir de conexões com teóricos como Vilém Flusser, Gilles Deleuze, Gaston Bachelard, Giorgio Aganbem, Martin Heidegger, Anne Cauquelin, Friedrich Nietzsche, Clóvis G. Oliveira, Susana Oliveira, entre outros, permitindo, dessa forma, uma leitura que dialogue com a metodologia da investigação – observação direta, análise e conclusões das imagens obtidas-, em consonância com os conceitos filosóficos, e autorais, apresentados na tese.

Orientador: Celso Pereira Guimarães

Co-orientador: Paulo Bernardino Bastos das Neves (Pt)

Palavras-chave: , , ,

Meu interesse principal diz respeito ao estudo da imagem fotográfica e as relações do homem para com o meio que a produz. Atualmente investigo o sentido da imagem no contexto do noturno, mais especificamente na condição da luz da Lua cheia.