Julia Pombo

Julia Pombo

juliapombo

Palavras-chave: , , ,

Em “discórdias concordantes” procuro desenvolver, dentro dos limites de uma dissertação, uma pesquisa sobre a relação entre uma vivência do corpo como matéria, experimentada por ações realizadas para o registro da câmera, e a problematização das normatizações em relação a sexualidade e às categorias de "gênero", através de uma sensibilidade melancólica e sua potência de resistência aliada à imagem. Se por um lado as práticas corporais são fruto e efeito de processos históricos e discursivos, por outro, o corpo também resiste às pressões que o conformam. A partir dessa relação de forças podemos pensar a melancolia como efeito de uma crise. Trata-se de movimentos e imagens que proporcionam a criação de um corpo fragmentado, de intercessões paradoxais de corpos sem "sexo" ou com dois sexos. Tal determinação biológica ainda persiste e a produção da melancolia muitas vezes é associada aos limites dessa condição. BARROS, Julia Fernandes Pombo de. discórdias concordantes: imagens invertidas na relação entre corpo, sexualidade e melancolia. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais)- Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Artista e pesquisadora, participando de eventos e exposições (inclusive na organização) e atuando com elaboração de projetos culturais, organização de acervos, editoração de livros de arte.