Giuliana Caetano Pimentel

Mestre
Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, 2013, EBA/UFRJ

Giuliana Caetano Pimentel

Experiência na área de Artes com atuação em diversos setores artísticos tais como caracterização teatral, produção de figurino, ilustração, pesquisa em carnaval desde 2009, docência e oficina de reciclagem em vidro. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas. Mestranda em Imagem e Cultura/ PPGAV, UFRJ. Bolsista Capes.

Trabalhos e resumos em anais de congressos:
CAETANO, G.P. . ‘A ‘particularização’ no período militar’. In: VIII Semana de História Política| V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Cultura e Sociedade, 2013, RIO DE JANEIRO. Caderno de Resumos do PPGH/ UERJ, 2013

Apresentações de trabalhos em congressos:
CAETANO, G.P. . ‘Proibido soprar: possíveis causas da proibição dos instrumentos de sopro o carnaval de 1930’. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
CAETANO, G.P. . ‘A ‘particularização’ no período militar’. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)

Demais participações:
CAETANO, G.P. Encontro dos Estudantes do PPGAV-. 2013. (Coolaborador)

Palavras-chave: , , ,

Resumo de pesquisa: A pesquisa "O carnaval carioca em tempos de ditadura – é proibido proibir" visa um estudo detalhado sobre o carnaval carioca no período militar brasileiro, a perseguição e a censura ao meio carnavalesco e possíveis estratégias dos envolvidos em burlar a censura. Busca-se compreender o nacionalismo no samba, e a perseguição em sua forma mais ampla: política, religiosa, moral e policial, ou qualquer tipo de repressão ao carnaval de rua e aos desfiles das escolas de samba.