Divulgação – roda de conversa ações afirmativas na pós graduação

13669285_1262087337136168_7529142197500067236_o

Segue divulgação da roda de conversa que ocorrerá nessa quarta, às 18h, no IFCS, sala 113.

 

Att,

Associação de Pós-Graduandos – UFRJ

APG-UFRJ, OCUPA IFCS e CAAF convidam para: RODA DE CONVERSA SOBRE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Atualmente nos deparamos com problemas e situações que parecem se repetir ou se perpetuar ao longo dos anos. Situações em que grupos de pessoas menos favorecidas foram marginalizadas ou tiveram privadas suas oportunidades por conta de sua cor da pele, nível sócio econômico, religião, região geográfica onde nasceram ou até mesmo por conta de sua opção sexual. Desta forma um grupo que se diz elitizado, composto muitas vezes por uma burguesia aristocrática ou até mesmo pelo que o clero tinha como dogmas religiosos, veio criando mecanismos perversos e covardes para manter a margem das possibilidades estes grupos tão promissores quanto eles mesmos, mas que até então não possuíam ferramentas para o próprio desenvolvimento. Isso só acrescentaria para um maior crescimento da sociedade. Esta prática que se perpetua ao longo dos séculos assustadoramente ainda ocorre nos dias de hoje, o que é inadmissível no século XXI. Acreditamos que podemos dirimir ou atenuar essas discrepâncias através do diálogo e das discussões em prol das melhorias e da melhor distribuição desses recursos; para que outros possam usufruir dessas mesmas ferramentas. Esses recursos quando bem utilizados podem conscientizar e unir esses grupos num mesmo ideal, onde a consequência dessa união seria a diminuição dessas desigualdades, tendo como consequência um maior crescimento de toda a nação..

Pensando em reverter essas situações em um dos ambientes mais elitizados, a pós-graduação das universidades. Assim, nosso grupo da APG-UFRJ, convida todas e todos para uma roda de conversa para debater ações afirmativas nos programas de pós-graduação. De forma que, assim, possamos nos aprofundar nessa discussão, avançando com ações efetivas.

Estamos abrindo essa roda de conversa com alguns temas interessantes: lei 10639/03; lei de cotas no ensino superior através da portaria normativa número 18 de 11 de outubro de 2012 (decreto 7824 11/10/2012); inclusão dos pós-graduandos nas políticas de assistência estudantil, garantindo o direito ao Alojamento e ao Restaurante Universitário; inclusão de diretrizes curriculares nacionais onde tenha uma disciplina que aborde a constituição federal; transporte externo ao campus universitário ou fornecimento de passe livre para estudantes e docentes; garantir que o número de vagas da pós-graduação seja o mesmo das bolsas; criação de uma lei federal que reajuste anualmente as bolsas (pelo menos no mesmo patamar da inflação ou pouco mais que isso).

André Lázaro – Professor UERJ, pesquisador FLACSO-Brasil
Kelly Regina Santos da Silva – Coletivo Maria José Justino de Ações Pró-Afirmativas CAAF, Doutoranda do IPPUR/UFRJ
OCUPA IFCS
APG-UFRJ – Associação de pós-graduandos

Quarta-feira 27/07 às 18 horas no IFCS

Todos os programas e coletivos que quiserem somar a discussão são bem-vindos!
Mande uma mensagem para a gente!

Publicado por em 27 de July de 2016.