Revista Grau Zero – Chamada de trabalhos para ampla divulgação

CARTAZ 2017.2 NOVA-1

CARTAZ 2017.1 NOVO-1

Revista Grau Zero está com chamada aberta para os Números Temáticos

·         Linguagem, Educação e Democracia 2017. 1

·         Mídias, subjetividades e outros dissensos 2017. 2

As propostas devem ser enviadas até o dia 10 de agosto de 2016.

Temática: Linguagem, Educação e Democracia.

A Grau Zero – revista de crítica cultural convida pesquisadores e estudantes, a pensar acerca da democracia e as narrativas que perpassam o jogo ideológico presente no contemporâneo.  Como pensarmos um sentido para o sintagma democracia frente as novas emergências no campo da política, da comunicação e da educação? Até que ponto somos e fomos uma sociedade democrática? Debater e confrontar a concepção de democracia que perpassa os diversos campos de pesquisas, possibilitará um olhar atento para a forma como esse termo foi e é trabalhado ao nível do chamado do campo linguístico literário. Apontar para as formas das narrativas que contam o passado e o presente, nos possibilitará questionar as tensões e as fissuras que marcam um sentido da democracia em diversos campos do saber, como na educação, nas ciências, nas mídias, nas artes e diante da emergência de novas subjetividades presentes no jogo político e ideológico contemporâneo.

Data limite: 10/08/16.

Temática: Mídias, subjetividades e outros dissensos.

As transformações no âmbito do paradigma comunicacional, observado nos últimos anos, nos possibilita atentar para a emergência de novas narrativas e mobilizações no âmbito da comunicação de massa. Nessa perspectiva, o tensionamento entre narrativas e discursos centrais e periféricos, aponta para novas formas de subjetivações que no espaço das mídias parecem constituir um cenário complexo para a cultura contemporânea. É assim que narrativas periféricas, coletivização, novas formas de produção e agenciamento de sentidos, tanto no campo do cinema, como do jornalismo, bem como da literatura apontam para esse novo cenário, marcado pela autonomia dos sujeitos. Nessa perspectiva, serão aceitos artigos que tratem das mais diversas linguagens, e que abordem a subjetividade em expressividades contemporâneas, como a literatura, o audiovisual, a fotografia, as artes visuais, o jornalismo, a expressividade popular bem como os processos de fruição na sociedade e na cultura.

Data limite: 10/08/16.

A Grau Zero (ISSN 2318-7085) é destinada à produção acadêmica de mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil e do exterior.

Organização: Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Mais informações:
http://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero
https://www.facebook.com/Revista-Grau-Zero-1470292759937662/

Publicado por em 13 de August de 2016.