Giuliana Caetano Pimentel

Alumni
Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, 2013, EBA/UFRJ
Access the LATTES curriculum

Giuliana Caetano Pimentel


Experiência na área de Artes com atuação em diversos setores artísticos tais como caracterização teatral, produção de figurino, ilustração, pesquisa em carnaval desde 2009, docência e oficina de reciclagem em vidro. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas. Mestranda em Imagem e Cultura/ PPGAV, UFRJ. Bolsista Capes.

Trabalhos e resumos em anais de congressos:
CAETANO, G.P. . ‘A ‘particularização’ no período militar’. In: VIII Semana de História Política| V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Cultura e Sociedade, 2013, RIO DE JANEIRO. Caderno de Resumos do PPGH/ UERJ, 2013

Apresentações de trabalhos em congressos:
CAETANO, G.P. . ‘Proibido soprar: possíveis causas da proibição dos instrumentos de sopro o carnaval de 1930’. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
CAETANO, G.P. . ‘A ‘particularização’ no período militar’. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)

Demais participações:
CAETANO, G.P. Encontro dos Estudantes do PPGAV-. 2013. (Coolaborador)

Keywords: , , ,

Research interests

Resumo de pesquisa: A pesquisa "O carnaval carioca em tempos de ditadura – é proibido proibir" visa um estudo detalhado sobre o carnaval carioca no período militar brasileiro, a perseguição e a censura ao meio carnavalesco e possíveis estratégias dos envolvidos em burlar a censura. Busca-se compreender o nacionalismo no samba, e a perseguição em sua forma mais ampla: política, religiosa, moral e policial, ou qualquer tipo de repressão ao carnaval de rua e aos desfiles das escolas de samba.