Michele Pucarelli

Alumni
Mestre em Comunicação e Cultura, 2010, PPGCOM/ECO/UFRJ.
Pós-Graduação em Fotografia & Imagem, 2013, IUPERJ/UCAM.
Access the LATTES curriculum

Michele Pucarelli


Professor, fotógrafo e curador. Doutorando em Artes Visuais e Mestre em Comunicação e Cultura, UFRJ. Professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia e Imagem, IUPERJ/UCAM e na Escola de Fotografia Ateliê da Imagem, Urca-RJ. Foi Professor Substituto na Escola de Comunicação, ECO/UFRJ, 2007-2008 e da Unicarioca-RJ, 2003-2006, nas disciplinas de Fotografia, Projeto de Imagens, Tratamento Digital de Imagens e Fotojornalismo. Iniciou a carreira profissional como repórter-fotográfico nos jornais O Globo/O Estado de São Paulo e trabalhou como fotografo de publicidade até o ano de 2003. Site pessoal: www.mickele.net

Participação na Comissão Organizadora do Ciclo de Palestras – PPGAV, 2012/2013.

Concurso público de provas e títulos
Aprovado em terceiro lugar no concurso para o Setor de Computação Gráfica e Novas Mídias / Informática aplicada a História da Arte, realizado entre 29 de outubro e 01 de novembro de 2013 para o Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes/EBA/UFRJ.

Participação no Grupo de Pesquisa Teorias da Arte e da Imagem – CNPq, junto ao IUPERJ/UCAM. Líder do grupo: Prof. Dr. Ivair Reinaldim.

Principais publicações:
. Anais: Aspectos sobre as transformações no conceito de paisagem na fotografia contemporânea. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 07 a 10 de maio de 2013 [CD-ROM].
. Anais: A reinvenção da paisagem – a construção de conceito na imagem fotográfica pós-moderna. In: Pelas vias da dúvidas – 2 Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. http://pelasviasdaduvida2.wordpress.com/comunicacoes/, 2012.
. Anais: A reinvenção da paisagem – a construção do conceito de paisagem na fotografia contemporânea entre futuros e passados presentes. In: Em processo – registro e pesquisas em artes visuais, 2012, Rio de Janeiro. Em Processo – registros e pesquisas em artes visuais. Rio e Janeiro: Editora EBA, 2012. p. 11-647.
. Capitulo de livro: FotoRio 2005 Ciclo Paradigma Digital. Encontro Internacional de Fotografia. Como funciona o digital? Sobre as questões técnicas p 62-89.

Participação em seminários e ciclo de palestras:
. A manipulação das imagens na história da arte. Palestra realizada no evento: Grupo de Pesquisa Teorias da Arte e da Imagem – CNPq. Coordenação Prof. Dr. Ivair Reinaldim. Realizado no dia 03 de dezembro de 2013. Local: IUPERJ/UCAM.
. A essência da imagem fotográfica. Iluminação em estúdio. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia e Imagem, no dia 13 de novembro de 2013. Local: IUPERJ-UCAM IUPERJ-UCAM.
. Annie Leibovitz – A questão do real na fotografia. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia e Imagem, no dia 01 de outubro de 2013. Local: IUPERJ-UCAM.
. Bergson e a reconfiguração do tempo. Palestra realizada no evento: Grupo de Pesquisa Teorias da Arte e da Imagem – CNPq. Coordenação Prof. Dr. Ivair Reinaldim. Realizado no dia 18 de setembro de 2013. Local: IUPERJ/UCAM.
. Construção da Imagem: Um exercício prático – Palestra/Oficina realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia e Imagem, no dia 21 de agosto de 2013. Local: IUPERJ-UCAM
. William Klein e Alexander Rodtchenko: caminhos alternativos na afirmação de uma linguagem visual de vanguarda. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia e Imagem, no dia 13 de agosto de 2013. Local: IUPERJ-UCAM
. Construção de conceito na imagem fotográfica. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia e Imagem, no dia 08 de agosto de 2013. Local: IUPERJ-UCAM
. A reinvenção da paisagem – A construção do conceito de paisagem na fotografia contemporânea entre futuros e passados presentes – Ciclo de Palestras PPGAV-EBA-UFRJ. Palestra, 29 de janeiro 2013. Local: http://palestrasppgav.blogspot.com
. A Reinvenção da Paisagem – Construção de Conceito na Imagem Fotográfica Pós-Moderna. Apresentação de comunicação no Pelas Vias da Dúvida – 2 Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Artes do Rio de Janeiro – UFF – UERJ – UFRJ – nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2012, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica.
. Iluminação em Studio Fotográfico, 2012 Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação, no dia 28 de novembro de 2012. Local: IUPERJ/UCAM.
. Robert Frank e a ruptura visual na fotografia moderna, 2012 Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação, no dia 07 de agosto de 2012. Local: IUPERJ/UCAM.
. Construção de conceito na imagem fotográfica, 2012. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação, no dia 01 de agosto de 2012. Local: IUPERJ/UCAM.
. Fotografia e cultura digital na sociedade contemporânea, 2012. Palestra realizada no evento: Curso de Especialização Lato Sensu em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação, no dia 06 de junho de 2012. Local: IUPERJ/UCAM.
. A reinvenção da paisagem: a construção de conceito na imagem fotográfica entre futuros e passados presentes. – Apresentação de comunicação no 18 Encontro de Alunos do PPGAV-UFRJ, no Centro Cultural Justiça Federal, entre os dias 22 e 25 de novembro de 2011.

Curadoria em Exposição Fotográfica
. Saulo Lisboa, Deuses que dançam. Parque das Ruínas. RJ. 01 à 23 de fev. de 2014. http://www.saulolisboa.com/
. Valmyr Ferreira, De Timor Leste a Portugal – Um olhar brasileiro. Realizada no Teatro Carlos Gomes, de 21 a 30 de agosto de 2013. FESTLIP – Festival de Teatro da Língua Portuguesa.

Cursos ministrados:
. Construção de Conceito na Imagem Fotográfica / Introdução à Técnica e a Linguagem Fotográfica / Desenvolvimento da Linguagem Fotográfica, 2011, 2012, 2103. Local; Ateliê da Imagem. Urca.
. Oficina – A Reinvenção da Fotografia na era da imagem digital. Meio a Meios – VI Semana de Jornalismo da UFRJ – 2012

Keywords: , , , ,

Research interests

Resumo de Pesquisa: A REINVENÇÃO DA PAISAGEM – O OLHAR CONTEMPORÂNEO NA FOTOGRAFIA DE ANDREAS GURSKY – O intenso crescimento urbano e aceleração das imagens e informações nas últimas décadas provocaram alterações de percepção temporal e espacial que deixaram as grandes cidades bloqueadas aos olhares desse todo que as envolve. Todavia, independente de quaisquer obstáculos, cabe ao artista recuperar o olhar desta paisagem que nos envolve e reinventar novas narrativas visuais. Mas que tipo de imagem ultrapassaria o lugar comum das mídias dominantes e nos daria conta dessa tradução? Um dos caminhos possíveis estaria na substituição da epifania triunfal do sentido pela epifania silenciosa do objeto. E uma das apostas desta prática se encontra nas imagens do fotógrafo Andreas Gursky, que reverberam influências ao provocarem rupturas, deslocarem sentidos e forçarem os limites rumo às novas fronteiras visuais. Interesse de pesquisa: 01. Reflexão crítica sobre a transformação do olhar fotográfico contemporâneo da paisagem urbana frente a um crescimento exponencial das grandes metrópoles, que provocam alterações de percepção temporal e espacial. 02. Análise da evolução desta transformação através da análise de sua evolução desde as primeiras fotografias de paisagem urbana na história da fotografia.