LEANDRO MOREIRA FURTADO

Alumni
Mestre em Artes Visuais, 2010, PPGAV/UFRJ.
Licenciatura em Artes, 2004, IAD/UFJF
Access the LATTES curriculum

LEANDRO MOREIRA  FURTADO


Professor de Artes, Pesquisador e Artista Plástico. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Título de Mestrado (2010, PPGAV-EBA-UFRJ), Título de Especialização (2006) em “Artes, Cultura Visual e Comunicação” pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, MG). Título de Graduação (2004) em “Licenciatura Plena em Artes” (2004, IAD-UFJF). Professor Universitário de Artes e Arte-Educador, foi Professor do Curso de Graduação em Pintura e do Curso de Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor do Instituto de Artes e Design (IAD) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFJF (MG). Foi Professor da Faculdade de Comunicação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/MG). Professor de Artes em Ateliers, Oficinas de Arte e demais instituições informais de arte desde o ano de 2001. Artista Plástico com exposições e participação em eventos artístico-culturais em Universidades desde o ano de 1995. Atualmente é Professor do Curso Bacharel Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF)

 

Principais publicações (desde o ingresso no programa):
“A Fotografia como Processo Paralelo e Autônomo (revisitando Flusser)”; “O Risco como Poética Artística”; “Experiências Docentes com o ensino do Desenho Projetivo para alunos de Artes”; “Desenho como Da-Sein”; “Fotografia: uma outra história”; “Risco Contemporâneo – (Novas) Problematizações para o Desenho”; “Design e Arte: Uma Possível Relação”; “A Estética da Linguagem Digital”.

Principais participações em seminários e/ou ciclo de palestras:
XVIII Encontro do PPGAV/UFRJ; XVI Encontro dos Alunos do PPGAV/UFRJ; III Semana de Pesquisa em Artes – Instituto de Artes (UERJ-RJ); Ciclo de Palestras (PPGAV, UFRJ-RJ); IV JORNADA HEIDEGGER (PUC, RJ); 1ª Semana de Cultura (UFJF-MG); 1ª Semana da Comunicação (UNIVERSO-MG)

 

Pesquisa:

“Desenho como Da-Sein – Por uma Ontologia” – Mestrado Poéticas Intersdisciplinares, 2008-2010;
“Physisipoiesis – Poética do real, Real da Poética” – Doutorado Poéticas Interdisicplinares, 2011-2015

 

Orientador Celso Pereira Guimarães

Co-orientador  Hans Ulrich Gumbrecht (Bolsa-Sandwich, Stanford University – CA, EUA)

Keywords: , ,

Research interests

Resumo de pesquisa: "PHYSISPOIESIS – Poética do Real, Real da Poética": A proposta deste presente Projeto de Tese de Doutorado traz uma revisitação para dois dos fundamentos da nossa linguagem artística: trata-se aqui do compreender na sua amplitude a relação entre a poética e a "essência de natureza”. Acreditamos que este pensamento em revista poderá tornar mais claro um pouco da subjetivação e entificação do que atualmente tratamos por arte, a gerar uma sustentação de sua própria (autêntica) continuidade enquanto História. A superação da metafísica dos sentidos como conceito paradigmático de Estética segue necessária não somente para avançarmos no saber-arte, mas também para atentar ao que antes nos dispõe a arte: uma questão de Sentido. Interesse de pesquisa: Poética, Arte, Real