Monique da Silva de Queiroz

Magíster
Bacharel em Pintura, 2011, UFRJ

Monique da Silva de Queiroz

Mestranda em Historia e Critica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Possui graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Pintura, Desenho e Historia da Arte.

A Academia e a Formação da Pintura: O Caso do Museu DJVI.

A dissertação trata do processo de formação da pintura Acadêmica brasileira no final do século XIX e início do XX, tendo como fonte de pesquisa o acervo do Museu Dom João VI. Para o estudo do processo pictórico, a mesma analisa o pensamento formal dos pintores e teóricos ligados à instituição de ensino, por meio de seus textos, documentos, tratados, escritos, ementas de curso e ainda desenhos e pinturas inacabadas que expõem seu processo de construção. Visto que o interesse da pesquisa reside nas características embrionárias que constituem a base da construção da pintura, a técnica de esboço se apresenta como a principal ferramenta condutora da trama visual. O esboço denota as qualidades de uma expressão imediata, direta e original, deste modo o ato operativo do artista desde os primeiros movimentos diante do suporte, constitui parte importante da historia do pensamento plástico dos pintores ligados a instituição de ensino, que não se resume apenas a obra finalizada. Estas ideias encontram suporte na teoria desenvolvida pelo historiador de arte Albert Boime, que propõe no livro The Academy and French Painting in the Nineteenth Century uma revisão historiográfica da arte do século XIX, com ênfase na contribuição do ensino acadêmico para o desenvolvimento da arte moderna.

Partipação em seminários e ou Ciclos de Palestras: QUEIROZ, M. S. . As técnicas de pintura das academias francesa e brasileira no século XIX: O caso do Museu Dom João VI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

MALTA, M. ; DIAS, C. C. ; PEREIRA, S. G. ; BTESHE, Rafael ; QUEIROZ, M. S. . IV Seminário do Museu Dom João VI. 2013. (Organização de evento).

COUTO, M. F. M. ; MALTA, M. ; QUEIROZ, M. S. . XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2013. (Congresso/ Comissão de Apoio).

MALTA, M.; MICHELIN S.; Encontro do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade federal do Rio de Janeiro, Encontros em Arte: Lugares, Ações, Processos. 2013. (Ouvinte)

Palavras-chave: , , , ,

Historia da Arte brasileira no final do século XIX e início do XX, com foco em desenho e pintura; estudo do acervo do Museu Dom João VI EBA/UFRJ.