2016 |
Poéticas Interdisciplinares |
(RES)PIRAÇÕES POÉTICAS |
Irene de Mendonça Peixoto |
2016 |
Imagem e Cultura |
A FORMA PANORAMA E OS DESEJOS DE MEMÓRIA E DE ORIGEM. O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no longa O moinho e a cruz, por Lech Majewski. |
Denise Costa Lopes
|
2016 |
Poéticas Interdisciplinares |
O SOFTWARE DA IMAGEM: imagens-montagem de objetos-afetivos |
DINAH DE OLIVEIRA |
2016 |
Poéticas Interdisciplinares |
LUMINA LUNA: paisagens poéticas |
Edgard Mesquita de Oliva Junior |
2016 |
História e Crítica da Arte |
ARTE CONCRETA ALÉM DA EUROPA: diálogos entre Brasil e Argentina através do MAM RJ |
Maria Luisa Tavora
Elizabeth Catoia Varela
|
2016 |
Imagem e Cultura |
Renovação de Linguagens em Museus e Centros de Ciências: o caso do Museu da Vida |
Carlos de Azambuja Rodrigues
Luiz Antonio de Saboya
|
2016 |
Imagem e Cultura |
POLÍTICA, HISTÓRIA E MEMÓRIA COMO CHAVE DE LEITURA DAS ALEGORIAS DE A IDADE DA TERRA DE GLAUBER ROCHA |
Carlos de Azambuja Rodrigues
MARCELO FONSECA ALVES
|
2010 |
|
A CONSCIÊNCIA PICTÓRICA DO LAGARTO |
CARLOS EDUARDO VIANNA ALDIGHIERI SOARES |
2010 |
|
A PAISAGEM IMERSIVA: O PANORAMA DO RIO DE JANEIRO DE VICTOR MEIRELLES E A VIDEOINSTALAÇÃO FLUXUS DE ARTHUR OMAR |
CRISTINA PIERRE DE FRANCA |
2010 |
|
ARTE DO ESPAÇO E DO TEMPO. O FLUXO TEMPORAL COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA OBRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA |
ALEXANDRE EMERICK NEVES |
2010 |
|
Dias & Riedweg: Alteridade e experiência estética na arte contemporânea brasileira |
BEATRIZ PIMENTA VELLOSO |
2010 |
|
EXPERIMENTALISMO DOS ANOS 1970 NO BRASIL: OS MEIOS E OS ACONTECIMENTOS NA FORMAÇÃO DO CIRCUITO ARTÍSTICO |
ISABEL MARIA CARNEIRO DE SANSON PORTELLA |
2010 |
|
INSCRIÇÕES CONTEMPORÂNEAS: a palavra-imagem no projeto da visualidade pós-moderna |
JULIE DE ARAUJO PIRES |
2010 |
|
MÁSCARAS, VESTES E PELÍCULAS. O IMAGINÁRIO FABULAR NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA |
AMÉRICA SOARES CUPELLO |
2010 |
|
RELAÇÕES COMPLEXAS: PINTORES FLUMINENSES E SEUS ENCOMENDANTES. 1763-1821 |
LUIZ GUSTAVO GAVIAO |
2010 |
|
RITXOKO – A VOZ VISUAL DAS CERAMISTAS KARAJÁ |
CHANG WHAN |
2009 |
|
A escultura religiosa fluminense e as visitas pastorais do cônego Pizarro em 1794-95 |
NANCY REGINA MATHIAS RABELO |
2009 |
|
As imagens da estética do grotesco na arte de Konstantin Christoff |
MARIA ELVIRA CURTY ROMERO CHRISTOFF |
2009 |
|
Interculturalidade na experiencia do Programa de Extensão Educacional Nucleo de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro |
RENATA WILNER |
2009 |
|
O Nacionalismo em Theodoro Braga: posturas e inquietações na construção de uma arte brasileira |
EDILSON DA SILVEIRA COELHO |
2008 |
|
O corpo como questão na arte contemporanea |
VIVIANE FURTADO MATESCO |
2008 |
|
O verbo e a imagem virtual |
RAQUEL QUINET DE ANDRADE PIFANO |
2008 |
|
Presença carioca: estudos sobre a moda e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro |
VIRGINIA TODESCHINI BORGES |
2008 |
|
Tesauro e exposições permanentes de Folclore e Cultura Popular: narrativas sobre a Arte Popular elaboradas pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (1980-2004[2006]) |
ELIZABETE DE CASTRO MENDONCA |
2008 |
|
Valorizando a batucada: um estudo sobre as pequenas escolas de samba carioca. |
ANTONIO EUGENIO ARAUJO FERREIRA |
2008 |
|
Ainda Barrocos – Barroco e a Arte Contemporanea |
ROSANA PEREIRA DE FREITAS |
2008 |
|
Escultura como imagem |
CRISTINA ADAM SALGADO GUIMARÃES |
2008 |
|
Incompletude, Fotografia |
CEZAR TADEU BARTHOLOMEU |
2007 |
|
A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª Republica (1890-1930). Da formação aos seus modos estilísticos. |
ARTHUR GOMES VALLE |
2007 |
|
A RECONSTRUÇÃO GRÁFICA DE UM CANDIDATO Como os chargistas perceberam a mudança de imagem de Luis Inácio Lula da Silva |
OCTAVIO CARVALHO ARAGAO JUNIOR |
2007 |
|
Como fazer cinema sem filme? |
LIVIA FLORES LOPES |
2007 |
|
Museus em Metamorfoses |
JOÃO BATISTA GOMES DE OLIVEIRA |
2007 |
|
O homem, sua vontade holoscópica e seus naói |
JOSÉ WENCESLAU CAMINHA AGUIAR JUNIOR |
2007 |
|
Olinda e Salvador no terceiro decênio do século XVII: imagens de uma disputa territorial. |
ROBERTO HOUAISS |
2007 |
|
Os diálogos entre a obra de Jesús Soto e o conhecimento científico: percepção, participação e pesquisa. |
MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ |
2007 |
|
Táticas |
posições e invenções" |
2006 |
|
A Batalha das Ornamentações: a Escola de Belas Artes e o Carnaval Carioca. |
HELENISE MONTEIRO GUIMARAES |
2006 |
|
AS NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DE MARCEL GAUTHEROT Estudo visual do Guerreiro alagoano e do Bumba-meu-boi maranhense |
PATRICIA PEREIRA PERALTA |
2006 |
|
Domínio Público |
SIMONE MICHELIN |
2006 |
|
ENSINO ACADÊMICO E MODERNIDADE O CURSO DE ARQUITETURA DA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES: 1890-1930 |
HELENA CUNHA DE UZEDA |
2006 |
|
Fragmentos Defragadores |
CRISTINA MARIA PAPE |
2006 |
|
InSITE: práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos |
LUIZ SÉRGIO DA CRUZ DE OLIVEIRA |
2006 |
|
NÓS, O OUTRO, O DISTANTE O espectador da arte contemporânea |
MARISA FLORIDO CESAR |
2006 |
|
Os lugares do artesanato do Ceará: a estilização da imagem na publicidade institucional |
CATHERINE ARRUDA ELLWANGER FLEURY |
2005 |
|
Brasilidades contemporâneas: hibridismos culturais na arte brasileira (1965-2005) |
MARCELO GUSTAVO LIMA DE CAMPOS |
2005 |
|
Casa vazia ruína anuncia: a questão do uso na prevenção do monumento. |
CYRO ILLIDIO CORREA DE OLIVEIRA LYRA |
2005 |
|
Da membrana à interface do mundo. Auto retrato e autoconsciência na arte contemporânea. |
RICARDO MAURICIO GONZAGA |
2005 |
|
De sertaneja a folclorica: a trajetoria das coleções regionais do Museu Nacional |
CARLA DA COSTA DIAS |
2005 |
|
Henry-Russel Hitchock e o conceito de estilo internacional. |
GUILHERME DA SILVA BUENO |
2005 |
|
Incidência publica anônima |
RICARDO TAMM LESSA DE SA |
2005 |
|
Investigando os limites da arte: as propostas de Hélio Oiticica, Lygia Clark e Waltercio Caldas |
WELLINGTON CESARIO |
2005 |
|
Investigação sobre o objeto lápis e a relação arte-universidade: um estudo sobre o habitat universitário como meio expressivo |
ITALO BRUNO ALVES |
2005 |
|
O Estúdio Oliveira- Resgate da memória paraense através da imagem. |
SIMONE DE SOUSA MESQUITA |
2005 |
|
O não habitável como poética do espaço. |
REGINA CELIA DE PAULA |
2005 |
|
Os pintores de Letras: um olhar etnográfico sobre as inscrições vernaculares urbanas. |
MARCUS VINICIUS DOHMANN BRANDAO |
2004 |
|
Academias de modelo vivo e bastidores da pintura acadêmica brasileira: a metodologia de ensino do desenho e da figura humana na matriz francesa e sua adaptação no Brasil do século XIX ao início do século XX. |
IVAN COELHO DE SA |
2004 |
|
Aloísio Magalhães: as faces culturais do design no Brasil |
ISIS FERNANDES BRAGA |
2004 |
|
As fazendas de café do Vale do Paraíba Fluminense-século XIX. testemunhos arquitetônicos construtores da história. |
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA LUZ |
2004 |
|
Paisagens Construídas: jardins, praças e parques do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. |
CARLOS GONCALVES TERRA |
2004 |
|
Pintura em distenção |
ZALINDA ELISA CARNEIRO CARTAXO |
2004 |
|
Superfície limite: entre arte e arquitetura |
MARIA LUIZA FATORELLI |
2003 |
|
A exposição do centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920 |
RUTH NINA VIEIRA FERREIRA LEVY |