Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX

Iaci D’assunção Santos,
Sonia Gomes Pereira, colaborador
Marize Malta, líder de pesquisa
Ana Cavalcanti, líder de pesquisa

Entreséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX, coordenado pela Profª Drª Marize Malta Teixeira, com a participação de Ana Maria Tavares Cavalcanti e Sonia Gomes Pereira. O Grupo investiga o desenvolvimento histórico das artes e ofícios na sociedade brasileira, com prioridade para a produção artística desenvolvida no Rio de Janeiro, do início do século XIX a meados do século XX. Tem interesse pelo ponto de vista do processo de produção, circulação e recepção, incluindo o ensino-aprendizagem e sua relação com os sistemas de arte nacionais e estrangeiros. O recorte procura problematizar a coexistência das linguagens ditas tradicionais, acadêmicas e modernas ao longo do período, demarcando um espaço que integra experimentos que não se adequam a visões unilaterais. Na concretização de seus objetivos, o grupo ENTRESSÉCULOS apresenta algumas demarcações que embasam a sua atuação dentro e fora de sua instituição-base: a Escola de Belas Artes da UFRJ. São elas: 1) Uma das principais fontes do grupo encontra-se no acervo do Museu D. João VI, sede do grupo, que pretende ter uma atuação substantiva no seu plano de ação, contribuindo na sua política de pesquisa, curadoria e atividades técnicas. O acervo do museu possui grande importância para a memória da produção artística brasileira nos séculos XIX e XX, desde os tempos da Academia de Belas Artes até a Escola de Belas Artes da UFRJ. 2) O grupo congrega várias linhas de pesquisa e reúne membros que atuam na graduação e pós-graduação, contando com bolsistas e colaboradores. 3) Coloca grande ênfase, em seu plano de ação, na divulgação das pesquisas e na discussão de seus resultados com a comunidade de pesquisadores da área. 4) A principal forma de divulgação das pesquisas envolve: publicação de artigos, catálogos, capítulos e livros; organização de eventos e exposições; participação em encontros científicos.

Entre o Brasil e a Europa: artistas brasileiros na segunda metade do século XIX e início do XX Ana Cavalcanti
Produção, circulação e recepção da arte entre Brasil e Europa (séculos XIX e XX) Ana Cavalcanti
Imagem, objeto e lugar: transitoriedade e coleções em museus do Rio de Janeiro Marize Malta