Exposição "Ladainha" - Mery Horta

21 juin 2023

A Caixa Cultural e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm o prazer de apresentar a exposição "Ladainha", que marca a primeira individual da artista Mery Horta. A mostra será realizada na Galeria 3 da Caixa Cultural Rio de Janeiro em 2023, como parte do projeto Artista Expoente, uma parceria entre as duas instituições que busca promover jovens artistas da EBA/UFRJ.

Mery Horta é uma mulher negra de origem periférica, com atuação nas áreas de artes visuais, dança e performance. Como doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, desde 2017 ela vem explorando em sua pesquisa e produção artística aspectos de sua ancestralidade afro-indígena, territorialidade periférica e feminino.

Com curadoria e texto crítico de Carolina Rodrigues, em "Ladainha" a artista Mery Horta reúne quinze obras, incluindo fotografias, objetos, pinturas e performances, que abordam a temática da ancestralidade afro-brasileira através das memórias de sua família materna. A artista desenvolveu essa série de trabalhos junto a três mulheres de sua família - mãe, madrinha e prima - em sua casa localizada no bairro de Bangu, estabelecendo uma conexão entre memórias ancestrais e sua condição de mulher negra de origem periférica.