Estrutura Curricular

MESTRADO

Para a obtenção do título de mestre, o(a) discente deverá cumprir uma carga horária mínima de 360 horas, ser aprovado(a) no exame de qualificação e na defesa pública da dissertação de mestrado.

São exigidos 24 créditos (360 horas/aula), assim distribuídos:

- disciplinas obrigatórias: 15 créditos (5 disciplinas);

- disciplinas eletivas: 9 créditos (3 disciplinas).

OBS: Uma das disciplinas eletivas poderá ser cursada em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu dentro ou fora da UFRJ, de forma a complementar as disciplinas oferecidas no PPGAV ou o trabalho de pesquisa de dissertação.


Além do cumprimento dos créditos, são atividades obrigatórias:

- A escolha do(a) orientador(a), submetida à Comissão Deliberativa do Programa, até o final do primeiro período;

- A apresentação do Projeto de Dissertação para Exame de Qualificação, até o final do segundo período;

- A defesa pública de dissertação, até o final do quarto período.


O curso de mestrado em Artes Visuais tem duração de dois anos (24 meses) e está estruturado em regime de tempo integral: os dois primeiros períodos são destinados ao cumprimento dos créditos em disciplinas; o terceiro e quarto períodos são destinados ao desenvolvimento da dissertação.

Ao final do primeiro ano o aluno deve passar pelo Exame de Qualificação. O Exame de Qualificação consta da apresentação com arguição do Projeto de Dissertação definitivo e da redação preliminar de pelo menos um capítulo da dissertação, além do sumário comentado. A Banca Examinadora é composta de 3 docentes do Programa, ou por dois membros do Programa e um membro externo.

DOUTORADO

Para a obtenção do título de doutor(a), o(a) discente deverá cumprir uma carga horária mínima de 450 horas, ser aprovado(a) no exame de qualificação e na defesa pública da tese de doutorado.

São exigidos 30 créditos (450 horas/aula), assim distribuídos:

- disciplinas obrigatórias: 21 créditos (7 disciplinas);

- disciplinas eletivas: 9 créditos (3 disciplinas).

OBS: Uma das disciplinas eletivas poderá ser cursada em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu dentro ou fora da UFRJ, de forma a complementar as disciplinas oferecidas no PPGAV ou o trabalho de pesquisa de tese.


Além do cumprimento dos créditos, são atividades obrigatórias:

- A escolha do(a) orientador(a), submetida à Comissão Deliberativa do Programa, até o final do primeiro período;

- A apresentação do Projeto de Tese para Exame de Qualificação, até o final do quarto período;

- A defesa pública de tese, até o final do oitavo período.


O curso de doutorado em Artes Visuais tem duração de quatro anos (48 meses) e está estruturado em regime de tempo integral: os dois primeiros anos são destinados ao cumprimento dos créditos em disciplinas; os dois últimos anos são destinados ao desenvolvimento da tese.

Ao final do segundo ano, o(a) discente deverá passar pelo Exame de Qualificação. O Exame de Qualificação consta da apresentação com arguição do Projeto de Tese definitivo e da redação preliminar de pelo menos dois capítulos da tese, demonstrando: consistência e completude no quadro teórico da tese, indicação de metodologia e encaminhamento empírico, quando for o caso. A Banca Examinadora é composta por 3 docentes do Programa, ou por dois membros do Programa e um membro externo.