Histórico

O PPGAV-UFRJ teve origem em 1985, quando foi implantada a primeira turma do então Mestrado em História da Arte. Tratava-se, nessa área, do primeiro curso stricto sensu no estado do Rio de Janeiro e um dos mais antigos do país, atendendo a uma demanda significativa de especialistas e estudiosos de artes visuais. Criava-se o curso com área de concentração em História e Crítica da Arte, cuja linha de pesquisa voltava-se principalmente para os estudos em história da arte brasileira.

A partir de 1989 foi estabelecida uma segunda área de concentração, a de Antropologia da Arte, agregando pesquisas acerca das produções artísticas registradas no âmbito da cultura de massa e da cultura popular. Em 1996, por sua vez, foi criada a área de Linguagens Visuais, por meio da qual se abria espaço no Programa para pesquisas teórico-práticas, enfatizando o processo de criação e reflexão sobre a arte contemporânea.

Em 1999 houve a aprovação do doutorado, sendo recomendado pela CAPES em abril de 2000, ano de implantação do curso, com a abertura da primeira turma. Mudanças na estrutura foram então empreendidas, a fim de proporcionar uma maior organicidade ao Programa, resultando no perfil atual, com duas áreas de concentração, cada uma contando com duas linhas de pesquisa, sendo: área de concentração História e Teoria da Arte: linhas de pesquisa História e Crítica da Arte (HCA) e Imagem e Cultura (IC), e área de concentração Teoria e Experimentações em Arte: linhas de pesquisa Linguagens Visuais (LV) e Poéticas Interdisciplinares (PI). Esta última linha de pesquisa, criada em 2005, trata da incursão artística em várias mídias, com ênfase em dispositivos tecnológicos e interação entre diferentes campos de criação.