Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
HISTÓRIA E TEORIA DA ARTE

Tem como objeto de estudo a arte em geral e a arte no Brasil em particular, em seus múltiplos aspectos, aprofundando pesquisas sobre fenômenos artísticos, suas temporalidades, circulações e recepções. A área trata dos modelos e sentidos da arte e da imagem em abordagens interdisciplinares da produção visual com as demais ciências humanas e sociais. Na Área de História e Teoria da Arte, desenvolvem-se duas linhas de pesquisa:

  • História e Crítica da Arte

Aborda questões relativas à história e à historiografia da arte, às teorias estéticas e metodologias de análise da produção artística em geral e da arte no Brasil, em particular.

  • Imagem e Cultura

Reflete sobre os modelos e sentidos das artes visuais, da imagem e da cultura, tanto na perspectiva de abordagens interdisciplinares entre a produção visual e as ciências humanas e sociais, como em diálogo com as demais ciências.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
TEORIA E EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE

Desenvolvem-se pesquisas artísticas aliadas a diversos campos teóricos, com ênfase nos processos experimentais e suas formulações conceituais. Na área de Teoria e Experimentações em Arte desenvolvem-se duas linhas de pesquisa:

  • Linguagens Visuais

Objetiva promover e aperfeiçoar articulações entre a prática artística e o campo teórico. Seu pressuposto é de que a produção artística contemporânea se manifesta através da pluralidade de abordagens e diferentes formas de expressão: sejam plásticas, visuais, sonoras, fílmicas, performáticas, arquitetônicas ou teatrais. Compreende a arte contemporânea como um campo plural de experimentação estética e de produção de pensamento crítico, inseparável dos questionamentos políticos e culturais que atravessam o presente.

  • Poéticas Interdisciplinares

Focada nos diferentes processos contemporâneos de criação e invenção, a linha Poéticas Interdisciplinares investiga e promove a experimentação prática e conceitual da arte, levando em consideração as sensibilidades e as redes que permeiam, a partir de uma visão sistêmica, os saberes envolvidos no trabalho e na formação do artista-pesquisador. Destinada a artistas de orientação transdisciplinar, busca estimular investigações cuja prática esteja em consonância com os desafios do mundo atual, contemplando campos tais como tecnologias de mediação, da informação e da imagem, apontando para emaranhados entre corpo, paisagem, poéticas do sublime, natureza e meio ambiente, saberes tradicionais e ancestralidade.