3º Seminário de pesquisas em arte e cidade_DESILHA 2021

14 mai. 2021

Exercícios de paisagem é um convite à prospecção especulativa em tempos que solicitam impulsos de reconfiguração nos modos de pensar e agir no mundo. Se a ideia de paisagem, enquanto construção sociocultural, implica um olhar modulado pela prerrogativa antropocêntrica, como produzir outras inflexões? Como fazê-lo variar por meio de atravessamentos não-hegemônicos? A partir de pontos de vista multidisciplinares, o 3º Seminário de pesquisas em arte e cidade_Desilha convida artistas e pesquisadoras a compartilhar exercícios de paisagem, entendendo-os como atos de imaginação política e insurgência poética.

Em Paisagem com animais e filmes, Juliana Fausto e Ismar Tirelli Neto investigam agenciamentos entre espécies animais observados a partir de um poema de Adília Lopes e de filmes-catástrofe dos anos 70.

Paisagem-maternagem dedica-se a debater as rupturas nascidas com as maternidades e suas implicações nas práticas de vida de três mulheres-mães-artistas-pesquisadoras-etc: Luiza Baldan, Cecília Cavalieri e Mayra Redin.

Em Corpoterritório, Aline Besouro, Denilson Baniwa, Micaela Cyrino e Sandra Benites relacionam os percursos no espaço público aos territórios dos corpos racializados em tempos pandêmicos.

Paisagens minerais escava histórias de pedras: nas práticas de Mabe Bethônico, Claudia M. Plenz, Flora Dias, Bárbara Marcel e Tom Nóbrega residem exercícios de tornar visíveis as camadas subterrâneas que compõem o presente.

Os encontros acontecem ao vivo entre os dias 20 de maio e 10 de junho, às quintas-feiras, a partir das 17h30.

Serão transmitidos em YouTube desilha_atotalidade

https://www.youtube.com/channel/UC05yU6A1e36hXi4JCHisTJQ

Mais informações em https://atotalidade.wixsite.com/desilha/